No Brasil, 29% dos MEIs encerram suas atividades após cinco anos, dentre as principais causas de fracasso estão a falta de planejamento, deficiências na gestão, como no controle de estoque, por exemplo, e o próprio comportamento empreendedor. Para manter a continuação dos negócios, a gestão de estoque é um componente crucial.
Um controle eficiente é aquele que permite que o empreendedor registre todas as entradas e saídas de produtos, evitando excessos ou faltas que possam comprometer suas operações. Além disso, a prática auxilia na organização do espaço físico e na previsão de demandas futuras, otimizando recursos e aumentando a produtividade.
“Falamos de algo simples, mas essencial, pois a falta de controle de estoque pode levar a investimentos desnecessários e perdas financeiras, especialmente para MEIs que possuem recursos limitados”, afirma Tiago Garbim, CEO da Wevy. Estudos mostram que até 46% das pequenas empresas que adotam soluções tecnológicas melhoram sua lucratividade em menos de um ano, enquanto 80% relatam maior satisfação dos clientes devido à disponibilidade de produtos no estoque.
Felizmente, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada dos MEIs nesse aspecto. Aplicativos como o Jarbas oferecem soluções práticas e acessíveis para a gestão do negócio e do controle de estoque, permitindo que os empreendedores gerenciem suas mercadorias de forma eficiente, acompanhem as vendas em tempo real e tomem decisões informadas sobre reposição de produtos.
Com ferramentas tecnológicas, é possível reduzir erros manuais, que podem gerar perdas de até 10% do faturamento anual, e otimizar os processos operacionais, economizando tempo e recursos e facilitando o gerenciamento. Além disso, práticas como o método PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), que prioriza o uso dos itens mais antigos para evitar perdas e desperdícios, são essenciais para garantir qualidade e organização no armazenamento. É recomendável também:
Estabelecer níveis mínimos de estoque: para prevenir escassez ou excesso;
Observar o mercado: prever tendências e ajustar campanhas promocionais e estratégias de vendas; Utilizar relatórios e dashboards: disponíveis em ferramentas como o Jarbas, que fornecem uma visão clara sobre as movimentações de estoque e desempenho das vendas.
“Graças a soluções tecnológicas acessíveis e estratégias adequadas, é possível transformar desafios em oportunidades e assegurar o sucesso do negócio”, finaliza Garbim. – Fonte: (https://www.jarbas.app/).