74 views 12 mins

Tecnologia 28 a 30/09/2019

em Tecnologia
sexta-feira, 27 de setembro de 2019
compliance temaproario

Veja como a transformação digital está mudando a gestão da informação

Os projetos de transformação digital estão ganhando importância nas empresas e por boas razões: na medida em que as expectativas dos clientes aumentam, novas tecnologias avançam e novos modelos interrompem os negócios a todo o momento, é fundamental repensar processos para acompanhar essa evolução

Modernos sistemas de gestão documental são a chave para garantir estratégias de governança da informação bem-sucedidas. Foto: Think Consulting

Carlos Alberto Ferraiuolo Jr. (*)

De acordo com informações divulgadas pelo IDC no fim de 2018, mais de 50% do PIB da América Latina deve se digitalizar até 2022, impulsionados pelo objetivo de contar com operações melhoradas digitalmente.

Diante disso, não é surpresa que 70% das empresas, segundo dados da Deloitte, declarem já ter uma estratégia de transformação digital em andamento ou estejam trabalhando em uma. Ainda de acordo com a Deloitte, no entanto, 69% das organizações (ou seja, quase o mesmo número) ainda estão nos estágios iniciais ou ainda desenvolvendo uma jornada de maturidade digital. Os mais propensos a ter sucesso neste cenário são os que contam com um plano que englobe todas as áreas da empresa.

Uma área que não pode ficar de fora dos projetos de transformação digital é o gerenciamento de informações. Hoje muitas empresas brasileiras ainda estão repletas de registros em papel ou ainda registros digitais espalhados em diferentes plataformas, como sistemas de gestão de RH e outros softwares de planejamento de recursos corporativos, tornando o acesso e o compartilhamento dessas informações trabalhoso, ineficiente e lento.

Além disso, é comum que essas plataformas não incluam recursos para o gerenciamento e a retenção de registros, o que deve trazer uma série de obstáculos aos times na medida em que o conteúdo digital continua crescendo, podendo aumentar mais de 50 vezes entre 2010 e 2020. Desses dados, 90% vão ser informações não estruturadas, como e-mails, documentos e vídeos que as empresas vão ter que categorizar, organizar e armazenar de forma que estejam acessíveis e, ao mesmo tempo, seguros.

Como impulsionar um programa de gestão da informação
Além do verdadeiro tsunami de informações que os negócios estão enfrentando, as preocupações com privacidade e regulamentações como a LGPD e a GDPR também estão gerando novos desafios.

Diante dessa complexidade, os investimentos em tecnologia vão ser fundamentais para repensar processos relacionados aos programas de registros e informações e dar apoio a planos de governança da informação eficientes, que garantam a acessibilidade e o compartilhamento de dados de forma segura e ágil, inclusive dados confidenciais.

Hoje, modernos sistemas de gestão documental são a chave para garantir estratégias de governança da informação bem-sucedidas, oferecendo capacidades como automatização da classificação e da gestão de registros e dados não estruturados, independente da fonte, garantindo sua guarda apropriada e sua acessibilidade.

Essas tecnologias também vão ser fundamentais para dar poder aos funcionários, permitindo que eles extraiam valor desses dados por meio de relatórios e análises, projeções de negócio, planejamentos de marketing e muito mais.

Os sistemas de gestão documental também vão garantir mais segurança às informações, limitando o acesso a usuários autorizados, restringindo o compartilhamento de informações sensíveis e atendendo requisitos regulatórios ao longo de todo o ciclo de vida dos documentos.

Na era da transformação digital, programas avançados de gestão documental vão ser fundamentais para extrair valor das informações e capacitar o negócio para se adaptar a novos modelos de negócio, novos tipos de registros e novas prioridades.

(*) É diretor de tecnologia e produtos da Access.

Solução capaz de processar informações Extraídas de fotos e imagens digitais

A Flexdoc, especialista em soluções de produção e gestão de documentos por imagem, criou uma ferramenta capaz de extrair, classificar e analisar de forma automática as informações contidas em imagens de qualquer tipo de documentos, fotografias ou outras bases digitais, independentemente de seu formato.
Denominada FlexExtractor, a ferramenta consegue também validar cada atributo do documento e autenticar o conteúdo das informações extraídas, confrontando-as com registros publicados em fontes públicas comerciais ou forenses. Desta forma, a solução estabelece a autenticidade e validade jurídica desses dados e viabiliza a sua utilização segura nos processos de negócios.
“A flexibilidade dos dispositivos móveis suplanta não só o uso de papel, mas também as formas tradicionais de digitação, captura, transferência e conferência manual de dados. O momento de transformação exige processos mais ágeis, seguros e assertivos, comenta Eduardo Borém, diretor comercial da Flexdoc. Borém explica que o FlexExtractor é um dos módulos integrantes da suíte FlexImage, a plataforma da Flexdoc que realiza a automação completa de fluxos de negócios, incluindo o processamento de dados e a gestão documental.
O módulo dispõe de inteligência para qualificar e classificar as imagens e compactá-las para facilitar o tráfego e o armazenamento. Estas imagens podem também ser correlacionadas com a classe documental à qual pertencem, viabilizando sua integração com plataformas de análise.
“Nossa tecnologia torna possível, por exemplo, a busca digital de assinaturas existentes para a autenticação de documentos, ou a comparação de várias imagens de “selfies” para verificações antifraude ou para a autorização de operações realizadas por meio digital”, afirma o executivo.
O FlexExtractor emprega uma nova forma de processamento, em que a produção e checagem da informação é feita de forma automática, inclusive transformando as bases legadas em conteúdo digital praticamente sem intervenção humana.
“Queremos ajudar empresas que ainda executam fluxos de informação de forma convencional, a migrar para o processamento digital com o uso intensivo de tecnologias, viabilizando uma nova jornada operacional e uma melhor experiência do usuário”, prossegue o diretor.
“O FlexExtractor é capaz de identificar, por exemplo, se a imagem de um documento é de um RG, CNH, uma placa de carro, um boleto ou comprovante de renda, por exemplo, e dispõe de recursos de auto aprendizado que o tornam cada vez mais ágil e preciso na leitura (http://www.flexdoc.com.br/).

Plataforma de capacitação em tecnologia com mais de 50 cursos gratuitos

O Movimento Brasil Digital, iniciativa que reúne grandes empresas em prol da digitalização, lança a plataforma Brasil Mais Digital, que tem como meta capacitar, em 5 anos, 3 milhões de pessoas em habilidades que as favoreçam em novas ocupações no mercado de trabalho. O site oferecerá aulas para todos os níveis de conhecimento, da introdução a fundamentos básicos de TI até a programação avançada.
São 52 cursos, todos gratuitos, com diferentes temáticas. Algoritmos em .NET, Java e Cobol; Arquitetura de Computadores; Microsoft; Sistemas Operacionais; Matemática Aplicada e Gestão de Riscos em TI são alguns deles. A lista completa pode ser acessada aqui e, para se inscrever, é necessário se cadastrar no site. Além disso, o Brasil Mais Digital conta também com um curso específico de língua inglesa.
Os cursos ofertados duram, em média, 30 horas, e a plataforma garante que o aluno receba uma certificação após concluir todas as aulas e atingir 60% de acertos na avaliação final. O usuário pode fazer quantos cursos quiser e não há período pré-estabelecido para a sua conclusão. Isso significa que cada estudante pode cursar as aulas em seu próprio tempo. Como forma de incentivo, há um sistema de ranking no portal. Conforme os alunos concluem os cursos, ganham pontos e alavancam sua classificação. Para quem não possui conhecimento prévio, o site traz uma orientação de trilhas específicas, que vão desde as aulas mais introdutórias de cada temática – como Programação ou Redes – até as mais avançadas.
Além da oferta de capacitar futuros profissionais da área da tecnologia, sem custo algum ao aluno, a plataforma também traz outros atrativos. O site oferece uma área com oportunidades de trabalho de empresas parceiras, uma área internacional com informações sobre bolsas de estudo em escolas fora do Brasil e uma área para empreendedores, com cursos específicos para o desenvolvimento do empreendedorismo e uma agenda de eventos em todo o país sobre o tema. Há, por fim, uma ferramenta de interação entre professores para troca de experiências (www.brasilmaisdigital.org.br).