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Tecnologia 25/09/2019

em Tecnologia
terça-feira, 24 de setembro de 2019
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O impacto dos dados na era do Marketing Digital

É indiscutível a presença da tecnologia na vida das pessoas e das empresas nos dias de hoje. Seja para comunicar, consumir, produzir ou mesmo utilizar produtos e serviços, é algo que não tem como pensar sobre a nossa rotina sem ela.

A quantidade de informações criadas nos últimos dois anos é maior do que a que foi gerada em toda a história da humanidade. Foto: Marketing 365

Danielly Fonseca (*)

Tradicionalmente, o papel do marketing era criar comunicações que promoviam produtos e serviços. Esse papel mudou drasticamente ao longo dos últimos anos com a transformação do comportamento dos clientes, a velocidade das informações e a quantidade de dados que são gerados. E esses dados são infinitos!

A quantidade de informações criadas nos últimos dois anos é maior do que a que foi gerada em toda a história da humanidade. É um volume tão grande que eles, simplesmente, são responsáveis por indicar tudo o que fazemos no universo online.

Esse rastro que é deixado internet afora é um verdadeiro caminho de tijolos amarelos para todas as empresas. Uma vez que as elas conseguem colher e entender as informações disponibilizadas por esses dados, conseguem avançar de maneira mais rápida e assertiva em direção aos seus consumidores.

E, por isso, os dados se tornaram imprescindíveis para diversas áreas, sobretudo para a de marketing. Na era digital, onde o volume de estratégias, campanhas e automações acompanha esse movimento em uma velocidade igualmente proporcional, essa inteligência é fundamental para a realização de análises extremamente precisas a fim de ajudar a otimizar e potencializar as performances de tudo o que foi planejado

Essa possibilidade de metrificar e armazenar informações que podem ser analisadas e transformadas em insights é uma das principais vantagens que o marketing digital, apoiado pelas informações trazidas com esses dados, tem. Bem direcionadas, elas ajudam a encontrar oportunidades valiosas de impulsionar os negócios, principalmente quando eles estão relacionados ao universo das fintechs.

Para as empresas desse segmento, a análise de dados do marketing tem um papel essencial para a conexão dos objetivos com as necessidades da empresa. Além disso, os resultados obtidos com os estudos contribuem para ampliar a visão sobre o comportamento dos clientes e a inovação de produtos e serviços oferecidos.

Isso tem uma explicação de suma importância para as fintechs. Num mercado altamente competitivo no qual a demanda para conquistar os clientes é crescente, o estudo e compreensão dos dados, bem como sua aplicação, serão preponderantes para criar experiências e interações personalizadas.

Analisar dados também é importante para encontrar subsídios que podem contribuir para alcançar resultados expressivos, como, por exemplo, aumento nas conversões; identificar oportunidades e riscos; mapear e nortear o potencial da estratégia do marketing, entre outros aspectos igualmente relevantes. Esse é um dos maiores desafios da transformação digital: conectar os dados para que eles nos traga informações valiosas no processo de compra e, assim, possamos trabalhar a experiência do cliente de forma otimizada.

E, antes de finalizar, o fator tempo não deve jamais ser deixado de lado. É ele quem irá determinar, ou não, o sucesso do que foi desejado. Afinal, analisar de forma eficiente é um importante aliado para que a equipe de marketing coloque em prática seu planejamento, aprenda de forma rápida com os testes implementados, sobretudo o digital, apresentando-se, assim, como uma das áreas-chave para crescimento da empresa.

Por isso, o marketing atual precisa estar embasado em dados para ajudar a tomar a melhor decisão e seguir com o melhor plano de ação, apresentando-se, assim, como uma das áreas-chave para crescimento da empresa.

(*) É head de Aquisição e Performance do pag!.

Como você gerencia os dispositivos da sua instituição?

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Foto: AI/Agasus/Divulgção

Já pensou como gerenciar 500 tablets em uma escola ou universidade? E 10 mil Chromebooks? Parece complicado, pois o gerenciamento de Devices, cada dia mais presentes nas instituições de ensino requer uma camada de gerenciamento dedicada a melhorar o controle e a segurança por parte das escolas e universidades. A tecnologia de MDM (Mobile Device Management), largamente usada no mercado corporativo, chega ao universo educacional para permitir gerenciamento, monitoramento e suporte remoto a todos os dispositivos.
Entre as opções de gestão educacional disponíveis, a Apple, Google For Education e Microsoft Education disponibilizam a tecnologia MDM para garantir aos gestores segurança e tranquilidade em relação aos dados dos estudantes.
Dados confidenciais são comprometidos por invasão e violação de dados, fato comum observado diariamente nos noticiários. Os ataques podem impactar diretamente na reputação de uma empresa e também de uma instituição de ensino.

O que é um MDM confiável?
100% do dispositivo gerenciado com políticas diversas de acessos e restrições;
Instalação de aplicativos em diversos dispositivos de uma vez, podendo ser em horários determinados.
Backup e restauração de dados;
Gestão de conteúdo, sendo possível o envio de documentos diversos para um equipamento específico ou em massa.
Registros e relatórios;
Gerenciamento de senhas, listas negras e demais políticas de segurança;
Limpeza remota de dados, execução de senhas com segurança;
Geolocalização e Geofence – reconhecimento de localização geográfica e criação de perímetro virtual onde é possível bloquear o equipamento caso ultrapasse a localização determinada;

Em qualquer uma das plataformas de gestão educacional do mercado, governança para gestores, facilidade de administração para a TI, também estão entre os principais atrativos do MDM.

Microsoft, Apple e Google oferecem benefícios similares de dispositivos
Ideal para atender com facilidade às necessidades de tecnologia de seus alunos, os administradores podem centralizar e simplificar o gerenciamento em dispositivos iOS e Windows para oferecer uma excelente experiência de sala de aula, independentemente do dispositivo, como por exemplo;
Gerenciamento do uso de alunos de desktops e dispositivos móveis para acessar os dados de sala de aula;
Configuração e atribuição dos aplicativos que os alunos usam na sala de aula;
Controle sobre acesso de alunos e professores em compartilhamento de informações na sala de aula;
Aplicação de requisitos de segurança da escola para dispositivos e aplicativos, entre outras funções.
E os Benefícios reais para as instituições escolares? Vale a pena?

Atualizar aplicações é uma tarefa difícil e requer de um a dois dias em alguns casos. Escolas precisam de agilidade e precisão, portanto, nem sempre há um profissional disponível para esta tarefa. O vazamento de informações é um dos principais receios dos educadores, afinal educação é coisa séria e provas no modelo online sempre são sigilosas. Com o MDM no modo de operação controle de telas, por exemplo é possível saber se o aluno está fazendo um exercício ou navegando nas redes sociais, que aliás podem ficar bloqueadas na hora das tarefas. O MDM, online apresenta melhorias continuas e atualizações, trazendo a instituição um excelente custo benefício em relação ao investimento. Quer saber o que mais o MDM garante no dia-a-dia da rotina escolar? Confira:
Segurança e tranquilidade em relação aos dados dos estudantes;
Comentar a partir de grandes redes simultâneamente com várias escolas e uma única administração ou área de TE. O MDM permite inclusive determinar a rede da unidade onde está alocado o Ipad ou tablet. Isso faz a diferença para escolas com várias unidades, porque minimiza a necessidade de várias equipes alocadas;
Definição de política personalizada de segurança e necessidades em sala de aula, para facilitar a gestão das aulas;
Economia de tempo da equipe de tecnologia educacional para preparação de tablets, como atualizações, por exemplo;
Melhoria da gestão de tempo do professor em sala de aula para controlar o tempo dos alunos nas atividades, as telas ou programas que serão utilizados.

(Fonte: Marcelo Cabral – Gerente de produto e inovação da Agasus)