137 views 8 mins

iTalents projeta programa com 25 novos cursos gratuitos em 2023 e foca em migração de carreiras

em Tecnologia
sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023

O mercado de tecnologia vem em franca expansão nos últimos anos e 2023 não será diferente. Fazer migração de carreira é uma das grandes oportunidades, visto que segundo uma pesquisa da Microsoft, utilizando dados do LinkedIn, cerca de 150 milhões de novas posições de trabalho em áreas digitais surgirão em todo o mundo até 2025. A demanda por profissionais de desenvolvimento de software, por exemplo, representa 66% dessas vagas, chegando a 98 milhões de oportunidades. Pensando nisso, a iTalents, primeira aceleradora de carreiras tech do Brasil, prepara o impulsionamento do programa proTalents, que ao longo de 2023 projeta ao menos 25 novos cursos de formação na área de TI, com mais de 1.600 horas de conteúdo produzidos por profissionais atuantes em importantes empresas nacionais e internacionais. Os cursos são gratuitos para os estudantes, porque são integralmente patrocinados por empresas que têm interesse em formar futuros colaboradores. Assim, os participantes dos cursos já têm uma conexão direta com um potencial empregador, favorecendo a sua inserção no mercado ou migração de carreira.

“Nós atuamos em todas as fases dessa jornada, servindo de ponte para que oportunidades não sejam desperdiçadas. Nossa missão é promover a transformação digital de empresas por meio de pessoas preparadas para realizar essa mudança na nossa sociedade”, salienta Engels Rego, CEO da iTalents.

A área de UX Design, por exemplo, é considerada uma porta de entrada para profissionais que desejam migrar para o mercado de tecnologia. “O curso de pós-graduação online em UX Design oferecido pela parceria Unyleya e iTalents atinge em cheio esse público, pois a especialização de design abre caminho para quem ainda não entende de assuntos mais técnicos como programação e desenvolvimento, mas já deseja entrar na área Tech”, reforça o CEO.

Em 2023 a startup promete uma revolução ainda maior. Com um método de ensino diferenciado e atuando em todos os níveis, a iTalents oferece formações que levam demandas reais do mercado para os estudantes. Para tanto, está ampliando o time educacional que deve contar com 100 novos professores este ano, vindos de empresas de destaque nacional e internacional.

“Ensinamos através de projetos práticos, otimizando o tempo das aulas e formando de maneira mais rápida. A cereja do bolo é que já temos um banco de vagas de empresas parceiras para preencher e conectar nossos alunos a essas oportunidades. Assim, proporcionamos, de fato, uma mudança na vida dessas pessoas”, reforça Engels frisando que prefere criar um processo seletivo de entrada, que nivela e dá orientação e direcionamento aos diferentes perfis da área Tech. “Perdemos em quantidade e ganhamos em efetividade. Depois do processo de seleção do candidato, partimos para a formação continuada. O estudante termina um curso e já é direcionado a outro para garantir que ele siga em uma trilha de aprendizado que garanta a sua ascensão”, explica o CEO.

O que é o proTalents?
O proTalents é um programa de formação de profissionais em tecnologia, oferecido na modalidade online, com metodologia de ensino hands on e gratuito para o estudante, se tornando assim o mais democrático e inclusivo possível. Os cursos são gratuitos para os estudantes, pois as vagas são patrocinadas por empresas parceiras da iTalents interessadas em acelerar o processo de formação de mão de obra especializada, além de ter acesso ao banco de talentos da startup.

O patrocínio consiste em um investimento para um certo número de vagas, podendo direcionar ou não para algum público específico e pode acompanhar o desenvolvimento desses bolsistas ao longo da jornada de formação – que em geral dura de 3 a 4 meses.

“Como todo processo de formação, haverá alunos aptos e alunos inaptos às oportunidades das empresas patrocinadoras. Os que chegarem à fase final, receberão uma certificação e estarão prontos para atuar na empresa patrocinadora do curso. Ou seja, todo o processo, da seleção dos candidatos à formação, funciona como um filtro”, explica o CEO.

Além do modelo de patrocínio de vagas nos cursos de curta duração, existe a possibilidade de cursos específicos elaborados de acordo com a necessidade da empresa. Para isso, a equipe da iTalents trabalha em conjunto com a empresa para identificar quais os conteúdos disponíveis no portfólio da iTalents e quais precisam ser complementados para que o programa atenda às necessidades de formação de profissionais para uma demanda específica.

“Após identificar a necessidade de produção de conteúdo específico, a empresa pode indicar colaboradores seus para serem conteudistas ou a iTalents seleciona profissionais experientes no mercado e submete à análise da empresa. O curso sob demanda é oferecido ao público que a empresa definir; pode ser aberto para captação de interessados ou fechado para seus colaboradores – universidade corporativa”, reforça Engels.

Gerando oportunidades
O mercado tecnológico foi o que mais cresceu nos últimos dois anos e a previsão é que permaneça evoluindo no próximo ano. Segundo um estudo da International Data Corporation (IDC), a receita mundial de serviços de TI e negócios deve crescer pouco mais de 5% em 2023. No entanto, muitas das empresas de atuação desses setores ainda encontram muitas dificuldades para contratar profissionais capacitados.

Conforme a Pesquisa Salarial Global 2023, para o próximo ano os destaques serão os cargos nos setores de desenvolvimento, segurança da informação e cloud computing. “O mercado de formação de talentos tech vem aumentando e trazendo perspectivas únicas, por isso o desejo de mudança na carreira profissional é tão presente nos brasileiros, sendo que a cada 5 pessoas, 4 querem mudar de emprego, conforme já apontou uma pesquisa do Instituto ADP Research”, detalha o CEO da iTalents.

Mas fazer a migração de carreira requer um bom planejamento para que o processo seja bem sucedido. Repensar a carreira e decidir por uma migração via especialização é um dos caminhos sólidos para quem busca novas oportunidades no setor. Outra dica do empreendedor é aproveitar as oportunidades que surgem no início do ano para fazer essa virada de chave e começar 2023 com o pé direito (https://italents.com.br/).