83 views 20 mins

Tecnologia 21/09/2016

em Tecnologia
terça-feira, 20 de setembro de 2016
porisso temporario

Chantagem pela webcam: como os cibercriminosos fazem laptops ganharem vida própria

Todos nós conhecemos histórias de objetos que adquirem vontade própria. Filmes como “Toy Story” mostram o peso cultural dessa ideia e contos da mitologia grega sobre objetos transformados em humanos mostram que se trata de uma fantasia antiga. Entretanto, nos dias de hoje, a tecnologia pode fazer contos de fadas parecerem realidade. E se o laptop, aquele dispositivo comum que usamos para praticamente tudo, ganhasse vida própria?

porisso temporario

Gary Davis (*)

Obviamente, o laptop não é de fato um ser animado, mas uma nova ameaça à segurança cibernética faz com que isso pareça possível. O malware de computadores “Delilah” permite que os criminosos acessem as informações mais confidenciais dos usuários e tirem fotos de seus momentos íntimos usando o próprio computador das vítimas.

Funciona da seguinte maneira: o primeiro contato acontece inadvertidamente em sites de conteúdo adulto e jogos, onde a ameaça é baixada através de pop-ups maliciosos e outros métodos sem que o usuário se de conta. A partir daí, o malware examina o computador em busca de informações confidenciais. Ele procura detalhes de família, dados sobre o local de trabalho e segredos constrangedores. Em seguida, os criminosos cibernéticos visua­lizam todos esses dados combinados em um só lugar. Depois que descobrem o suficiente, eles passam a chantagear a vítima. Não é mágica: é o malware que transforma os computadores em uma caixa de Pandora.

Essa ameaça realmente faz com que os laptops pareçam ter vida própria. Isso porque o Delilah pode “sequestrar” webcams para registrar momentos íntimos da vida do usuário como se a máquina o estivesse espiando. O malware tira capturas de tela regulares do laptop do usuário, documentando sites, e-mails, transações bancárias e contas de usuários.

Tudo isso parece uma engenhoca de um filme de espiões – o que não está muito longe de ser verdade. O malware tem a finalidade de recrutar pessoas com informações confidenciais dentro de organizações ou extorquir pessoas influentes. Trata-se de um alvo valioso e extremamente direcionado. No entanto, o vírus só está sendo distribuído em grupos criminosos extremamente fechados. Portanto, é bastante improvável que você se depare com essa ameaça. Bandidos comuns não têm acesso a ela, e a maioria das pessoas não deve ser um alvo.

Ao mesmo tempo, todos devem ter conhecimento desses métodos. A conscientização é importante, e há táticas de crime cibernético semelhantes menos avançadas sendo empregadas na rede.

Veja o que você pode fazer para se proteger diariamente enquanto usa seus dispositivos:

• Não faça downloads de arquivos desconhecidos. Para que o malware possa causar danos, primeiro ele precisa ser instalado no computador. Evite o problema na raiz. Não clique em pop-ups suspeitos ou em links desconhecidos.

• Observe se o computador apresenta atividade estranha. Algumas ameaças são perceptíveis. Neste caso, o malware Delilah muitas vezes causa falhas no computador da vítima devido à enorme quantidade de capturas de tela que tira. Mensagens de erro também são comuns quando o sequestro de webcams ocorre. Na próxima vez que seu computador apresentar comportamento estranho, consulte um técnico para verificar se há malware.

• Tome cuidado com informações confidenciais. Reduza os rastros digitais que você deixa no seu computador. Não armazene informações confidenciais no dispositivo se puder evitá-lo e realize varreduras periódicas dos dispositivos como parte da limpeza de dados: encare isso como uma “faxina digital” que você deve fazer frequentemente.

• Cubra sua webcam quando ela não estiver em uso. Essa dica não requer muito: basta um pedaço de fita adesiva. Ainda assim, essa simples precaução pode ser importante, pois, além do malware Delilah, existem muitas táticas de sequestro de webcams na rede que os criminosos cibernéticos estão usando. Proteja-se e acabe com a alegria dos espiões.

(*) É especialista-chefe em segurança do consumidor.

Me Passa Aí – Educação Online capta R$250 mil por meio da EqSeed

A startup Me Passa Aí, site que reúne videoaulas que capacitam universitários a alcançar bom desempenho nas provas, acaba de captar R$ 250 mil em investimentos por meio da EqSeed, plataforma de equity crowdfunding. No total, 54 investidores nacionais investiram na startup, e em troca receberam participação totalizando 12,5% da empresa.
O fundador e CEO do Me Passa Aí, Luiz Gustavo Borges, prevê que a captação por meio da EqSeed deve impulsionar ainda mais o negócio. “Precisávamos atrair capital para expandir nossas operações. O equity crowdfunding foi a maneira mais efetiva de estabelecer este objetivo”, diz. Além da importância do aporte financeiro, Borges ficou feliz com o perfil de investidor atraído. “Realmente conseguirmos atrair o Smart Money que procuramos por meio do equity crowdfunding. Atraímos investidores na oferta com bastante experiência no mercado de educação e universitário, bem como executivos do mercado financeiro e advogados. Sem dúvida são investidores com a experiência, conhecimento e rede que vão ajudar em nosso crescimento (www.eqseed.com,)”

Vai fazer uma entrevista por vídeo? Saiba 7 passos para se dar bem

imagem release 752771 temporario

Nos últimos três anos, de acordo com Robert Half, empresa de recrutamento especializado, a utilização de videoconferências como método de entrevistas para seleção de candidatos aumentou em torno de 52% no Brasil. Com a crise que assola o país, essa tática, além de ser econômica, é também mais rápida e cômoda para ambas as partes e sua implementação tende a crescer. No entanto, justamente por sua praticidade, a preparação do candidato deve ser ainda mais rigorosa.
De acordo com Madalena Feliciano, coach de transição de carreiras e também diretora do Instituto Profissional de Coaching, o menor erro pode indicar despreparo do candidato e pegar muito mal “Fatores como conexão de internet e testes prévios são importantes, pois problemas técnicos geralmente não são bem vistos nessas situações, pois podem indicar desorganização do candidato, uma vez que este já se encontra em sua zona de conforto e poderia ter se preparado mais”, diz a especialista, também diretora do Outliers Careers.
Com o advento da Internet, muitas rotinas produtivas mudaram seu formato, afinal, tudo se tornou mais rápido e fácil ao passo em que as tecnologias se desenvolveram “Agora é possível que uma pessoa trabalhe de casa, usando seu computador pessoal e sua empresa se localizar do outro lado do mundo, tudo por causa desses avanços. Porém, tudo feito de casa exige muito mais disciplina do que o normal. Pior do que trabalhar sob pressão é trabalhar sem pressão nenhuma: qualquer descuido implica em relaxamento e significa que o profissional não é confiável”, comenta Madalena.
A coach fez uma lista de cinco dicas para quem enfrentará uma entrevista via vídeo e deseja ter sucesso nela. Confira:
1. “Se atente ao ambiente. Locais com muitos barulhos paralelos, como crianças chorando, televisão em som alto e latidos, por exemplo, pode atrapalhar, e muito, a conversa do candidato. De preferência, fique em um ambiente isolado, e peça pela compreensão de todos, para que a entrevista possa ser tranquila. Escolha também um fundo branco para a sua entrevista, de preferência”, comenta;
2. “Confira sua conexão. Sempre bom reiterar, mas confira, com dias de antecedência, como está sua internet e a velocidade do seu computador, se ele está infectado por vírus, etc. Além, claro, de preparar uma iluminação e áudio adequados”, pontua a coach;
3. “Seja pontual. Assim como um encontro presencial, a reunião via internet deve ser iniciada na hora correta”, diz;
4. “Se apresente bem. Não é só porque a entrevista é feita via vídeo que o candidato deve se descuidar com o vestiário e com o linguajar, pois tudo será minuciosamente julgado pelo contratante. Preste muita atenção na postura também”, aconselha Madalena;
5. “Tenha as informações à mão. O bom profissional está sempre previamente preparado, demonstrando que tem informações prévias sobre a empresa e vaga ofertada. Mostrar conhecimento e uma argumentação eficaz ajudam na avaliação de desempenho do candidato”, afirma Madalena.
6. “Cuidado com o user do email. Ter um email profissional, com seu nome e sobrenome, ou pelo menos as iniciais, é imprescindível. Qualquer coisa que não seja isso, mostra tudo, menos profissionalismo”, alerta a coach.
7. “Feche todos os outros programas desnecessários. Além de tornar a conexão mais lenta e poder atrapalhar a videoconferência, evita que sons inesperados comecem a tocar, ou que algum dos programas trave e comprometa a entrevista”, finaliza a especialista.

Disrupção Digital: 5 tecnologias que estão impulsionando mudanças

Scott Rigby (*)

A economia digital, combinada aos avanços da tecnologia, já mudou a nossa forma de conduzir os negócios online. Mas mudanças maiores estão chegando. E estamos apenas no começo de uma época disruptiva.

Vamos às 5 tecnologias que estão atrás dessa rápida mudança.
1. A inteligência artificial e a computação quântica: Com a fama de ser um dos maiores riscos enfrentados pela humanidade, propagada por Elon Musk e por Stephen Hawking, a inteligência artificial e a computação quântica já estão deixando especialistas boquiabertos. O computador AlphaGo AI da Google foi posto à prova contra um grande mestre de Go, o jogo de tabuleiro de computador mais complexo do mundo, e o venceu em cinco rodadas, um feito que todos pensavam ser impossível nos próximos 5 a 10 anos.
Enquanto isso, um computador quântico na China recentemente quebrou o recorde do número de transações por segundo. Ao contrário de computadores tradicionais, nos quais transistores de um chip de silício são ligados ou desligados, um “qubit” pode fazer as duas coisas simultaneamente. A Google e a NASA testaram sua própria versão recentemente e, disseram, é 100 milhões de vezes mais rápida que um computador tradicional. Isso levanta a dúvida: quais indústrias não serão afetadas por este aumento na velocidade e potencial de produtividade?
2. Blockchain: Se você é um dos muitos que ainda precisam quebrar a cabeça para entender o que é a nova moeda digital, a Blockchain é um canal de distribuição de bitcoins que usa o código de computador para garantir e gerar confiança nas transações digitais.
A Goldman Sachs, por exemplo, está levando isso a sério. Apenas nas últimas semanas, a empresa investiu em uma plataforma digital de empréstimos, co-liderou um investimento de US$ 50 milhões em uma startup de bitcoin e lançou um podcast chamado “Exchanges at Goldman”, no qual executivos seniores discutem tecnologia na Wall Street.
A oportunidade da Blockchain é que ela pode ser ampliada através do uso de APIs para transferir qualquer tipo de valor entre as pessoas ou instituições. Isso inclui ações, imóveis, pontos de recompensa, propriedade de carro, e, claro, moeda.
A Blockchain tem o potencial de se tornar a única fonte verdadeira de valor monetário e negociação online. Isso pode ter um enorme impacto na indústria de serviços financeiros e em seus protocolos atuais.
3. Veículos Autônomos: O Airbnb e Uber alcançaram sucesso a partir da ideia de economia compartilhada, mas também podem ser a razão para que nenhum de nós tenha de ter um carro. Da mesma maneira que o software e os serviços online passaram de compra perpétua para subscrição, os usuários “farão uma subscrição” para um certo tipo de carro e simplesmente farão um pedido para irem e voltarem de onde quer que seja.
Este fenômeno deve ser promissor: o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou um investimento de US$ 4 bilhões em carros autônomos, enquanto três dos principais fabricantes de automóveis do mundo devem oferecer automação como um recurso padrão em 2020. Se você não quiser esperar, um kit que pode tornar o seu carro autônomo pode ser comprado por US$1.800, já um kit para um caminhão custa US$35.000. Junto com eliminação gradual de combustíveis à base de petróleo, as indústrias de base relacionadas ao segmento de automóveis enfrentarão uma grave disrupção no futuro próximo.
4. Robótica e drones: No ano passado, uma empresa chinesa mostrou uma aeronave drone para o transporte de uma única pessoa sem controles de voo. Os drones já têm muitos usos e terão um grande efeito sobre as entregas postais, fotografias aéreas e até mesmo procedimentos para salvar vidas, como mostrado por salva-vidas brasileiros que utilizam drones para lançar coletes salva-vidas. Os drones e a robótica vão afetar a forma como bens de grande consumo são embalados e transportados, com empresas como a Amazon investindo fortemente na área de robótica para os seus centros de distribuição. A robótica foi cogitada como uma solução para cuidar da saúde ao longo do envelhecimento da população do Baby Boomers.
5. Realidade Virtual/Aumentada: Para aqueles que não entendem do assunto, a RV é a imersão total de 360 graus em um mundo digital, enquanto que RA é tipicamente uma sobreposição digital com um par de óculos. Ambos podem ser usados para mostrar tudo, desde experiências de viagem e exercícios até jogos e imóveis. A NASA iniciou programas de treinamento para astronautas a praticarem reparos e testes em passeios espaciais através de RV.

Conclusão
Ao longo da próxima década embarcaremos em uma viagem maluca se, como esperado, essas tecnologias entrarem em total uso comercial. E como os líderes lidarão com essas disrupções futuras?

(*) É o principal estrategista de negócios para soluções empresariais da Adobe Ásia-Pacífico. Ele tem quase duas décadas de experiência digital e atualmente fornece recomendações estratégicas para negócios empresariais em marketing digital, análise, otimização de canal, insight do cliente e transformação de negócios.