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Tecnologia 08/07/2015

em Tecnologia
terça-feira, 07 de julho de 2015

Troque seus computadores, mude seus negócios

Quando os computadores do escritório se aproximam do final de sua vida útil, os encarregados de tomar as decisões nas empresas enfrentam um dilema: renovar todos os desktops ou adiar este compromisso para o fim do próximo ano fiscal – mesmo com o aumento de gastos que isso significa. Como saber, então, qual é o momento certo de renovar a tecnologia para tornar os negócios mais lucrativos?

computador temporario

Bárbara Toledo (*)

Os benefícios de determinar a substituição da tecnologia de seu escritório no momento adequado são muitos, todos de vital importância para garantir o sucesso des negócios. Uma produtividade exponencialmente superior, maior potência com menor consumo de energia, redução de custos com o reparo dos aparelhos e o benefício que a tecnologia touch oferece a seus funcionários, resultam em uma combinação incomparável.

Alternativas ao desktop tradicional presente nas empresas, o All in One e o Mini Desktop são equipamentos compactos, velozes e econômicos, com capacidade de processamento e armazenamento superior a de seus antecessores. Isso evitará, em princípio, tediosas esperas para reparos típicas dos computadores com muito tempo de uso. Os funcionários economizarão tempo para realizar a mesma tarefa com maior qualidade de processamento.

Tudo isso se traduz em um grande aumento de produtividade, que no caso do PC All in One supera em 145% e no caso do Mini Desktop em 115%, de acordo com o relatório da Principled Technologies2. Transformando isso em medidas de tempo, cada funcionário estaria ganhando seis minutos por dia e 23 horas por ano em produtividade.

Se mesmo depois de conhecer as estatísticas as dúvidas persistirem, vale a pena rever a economia de energia e o aumento da capacidade de processamento que o All in One e o Mini Desktop fornecem, comparadas com uma máquina antiga3. No caso do All in One, o consumo de watts seria reduzido em até 55% durante a atividade e no do Mini Desktop em 60%, em média. Então por que continuar insistindo com o velho desktop?

Ainda existe o conceito equivocado de que estender a vida dos antigos desktops nos escritórios economiza custos, já que se economiza com os gastos para a incorporação da nova tecnologia, que supostamente é cara. Nesses cálculos, costuma-se deixar de fora a receita que os equipamentos como o PC All in One e o Mini Desktop poderiam fornecer em curto, médio e longo prazo.

Outra vantagem é a tecnologia Intel vPro, que garante um aumento exponencial na produtividade, reduz o gasto com energia e os custos com o reparo dos aparelhos, e também aumenta o poder das ferramentas.

E com a substituição por máquinas mais moderna, a equipe de trabalho é favorecida com a tecnologia touch, ganhando em conforto e conseguido realizar a mesma quantidade de tarefas em menor tempo. Além disso, os funcionários são beneficiados com a portabilidade de suas ferramentas de trabalho e a multiplicação de possíveis conexões via USB 3.0, Displayport, HDMI e Wireless.

Por último, substituir os antigos desktops por All in Ones e Mini Desktops fornece aos escritórios um maior aproveitamento do espaço físico, gerando mais conforto para quem trabalha ali. Analisando estes aspectos, é possível ver porque a tecnologia mais recente ajuda a dar o salto para otimizar a produtividade nos negócios.

(*) É Gerente de Marketing do segmento de business da Intel Brasil.


Seis questionamentos essenciais para empresas na adoção do Cloud Computing

Usar a Cloud Computing define quem está à frente na revolução digital. Porém, muitas empresas ainda pensam nessa transição como um objetivo e não como um meio estratégico para alcançar o crescimento. Para a Avanade, a chave da mudança é expandir o pensamento para além da tecnologia e, por isso, aponta seis questões que devem ser respondidas para entender o contexto da transição para a nuvem:

  • Quais aplicações devem ser priorizadas?
  • Como criar uma mentalidade de trabalho focada no usuário final?
  • Como alcançar consistência nos processos companhia como um todo?
  • O que pode ser automatizado?
  • Como disponibilizar dados em plataformas móveis?
  • Como assegurar transparência financeira e fidelizar o cliente?

Além desses questionamentos, a Avanade ressalta que a mudança para a nuvem depende completamente do contexto de cada companhia. Assim, perceber qual o estágio da organização e iniciar o planejamento para implantação da nuvem é o primeiro passo para ficar mais perto de se tornar um negócio completamente digital.


Ata notarial: saiba como se proteger de crimes virtuais

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Em dois anos, cresceu 88% o número de documentos lavrados nos cartórios do País que compravam abusos e crimes virtuais. Somente em 2014, foram registrados 33.455 atos dessa natureza. Os dados são do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, entidade que congrega os cartórios de notas paulistas.
Segundo Carlos Fernando Brasil Chaves, presidente do CNB/SP, a ata notarial – nome pelo qual é conhecido o documento –, é a melhor ferramenta para as vítimas que sofreram crimes virtuais se resguardem legalmente. “Caso se constate um crime virtual ou a pessoa se sinta ofendida, aconselhamos que a vítima vá a um cartório de notas o mais rápido possível, pois a agressão na internet pode ser apagada a qualquer momento e a ata registra fielmente aquela situação com fé pública, ou seja, com presunção da veracidade. Além disso, a ata notarial é considerada uma prova pré-constituída e foi incluída no Novo CPC, o que a tornou ainda mais legítima. Por conta disso, é dificilmente contestada no judiciário, evitando assim que a prova se perca”.
A ata notarial pode ser solicitada por qualquer pessoa que deseje comprovar algum fato. Com o advento das redes sociais, o número de atas notariais aumentou significativamente em todo o país: chegou a 17.794 em 2012, a 30.475 em 2013 e a 33.455 em 2014, totalizando um aumento de 88% em nível nacional. O estado que mais lavrou atas notariais foi São Paulo. Em 2012 foram feitas 5.405; em 2013, foram 9.134 e, em 2014, o total de atos chegou a 9.688. Isso significa um aumento de 79,2% de 2012 para 2014.

Como criar sua presença online

Cristiano Mendes (*)

Algumas dicas pra levar em consideração na hora de escolher um domínio para sua marca e entrar no mundo digital

O relatório do E-bit de 2014 apontou que apenas no período do Natal as vendas no comércio eletrônico renderam R$ 5,9 bilhões, além de demonstrar um crescimento de 26% no primeiro semestre do ano e 23% no segundo, garantindo o fechamento do ano em números positivos. O E-bit prevê ainda que em 2015 o e-commerce vai fechar o ano com um faturamento de R$ 43 bilhões, 20% maior que o ano anterior. Isso se deve ao fato de que atualmente no Brasil, temos 61,6 milhões de pessoas que já fizeram alguma compra online, sendo que os entrantes, aqueles que começaram a realizar compras pela Internet em 2014, representam 10,2 milhões de pessoas. Com índices elevados de movimentação online e previsão de aumento desses valores, os negócios precisam começar a entender melhor e participar desse ambiente.
Criar um website para o seu negócio é uma tarefa muito simples, existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a começar facilmente. Para obter um bom resultado, porém, é necessário organizar sua ideias. Dedique mais tempo à construção do conteúdo, para criar os textos que ajudarão seu cliente a entender o que é o seu negócio e como ele se diferencia dos concorrentes. Esse mesmo conteúdo, além de cativar e conquistar clientes, será fundamental para um bom posicionamento nos mecanismos de busca online. Vale destacar que o marco zero é a escolha de um nome de domínio: tudo começa a partir de um endereço online memorável, pois é isso que os clientes vão digitar no browser.
Garanta seu domínio
A primeira coisa que você precisa fazer ao entrar na Internet é garantir um domínio para seu site. Os domínios são uma forma de os usuários identificarem seu negócio online – como uma etiqueta usada em um gigante catálogo da Internet. A escolha do domínio deve ser feita em conjunto com a escolha do nome do negócio, a disponibilidade do nome desejado será determinante para definir o nome do negócio a ser criado.
Por exemplo, BanhoETosa.com.br é imediatamente identificado como um site que foca em serviços de higiene e cuidados para animais de estimação. Em adição a isso, a extensão “.com.br” indica claramente que é um negócio baseado no Brasil, o que carrega valores e atributos positivos e específicos para o negócio. Aqueles que fizerem uma pesquisa sobre higiene e cuidados para animais de estimação na região vão encontrar um resultado para o BanhoETosa.com.br, o que consequentemente gera tráfego para o site.
Seja único
Enquanto haverá outros negócios com nomes parecidos, existem formas de alterar o nome do seu domínio para mantê-lo distinto. Por exemplo, alterá-lo para Banho-e-TosaPraVc2.com.br pode significar que mais ninguém tenha esse nome, mas pode ser confuso e difícil de lembrar. Aqui, simplicidade é a regra a ser seguida.
No entanto, tornar o nome do seu domínio mais específico não irá necessariamente prejudicar os resultados de pesquisa. Por exemplo, se seu negócio para higiene e cuidados para animais de estimação se baseia no rápido serviço de saneamento e limpeza de pets, você pode ser mais específico com BanhoETosaJa.com.br. Dessa forma, o nome fica único e também anuncia o valor adicionado de serviço mais ágil.
Seja encontrado
Ser único está mais fácil agora que várias extensões de domínios foram recentemente disponibilizadas. Os domínios “.com” e “.com.br” podem ser substituídos por opções mais específicas, como, “.guru” ou “.expert”. Por exemplo, para o negócio de higiene e cuidados para animais de estimação, você poderia optar por BanhoETosa.guru ou BanhoETosa.expert. Dessa forma subentende-se que o negócio tem um valor adicionado, inserindo sentido de experiência e alta qualidade, respectivamente.
Outra utilidade da extensão do domínio é estabelecer sua localização. Utilizar “.london”, por exemplo, informa os consumidores que você opera na capital da Inglaterra, o que pode até indicar um pouco de prestígio. Em breve o domínio “.Rio” estará disponível para negócios da Cidade Maravilhosa. Esta é outra forma de diferenciar o seu domínio de negócios parecidos.
Pense além
Como uma regra de ouro, registrar dois ou mais domínios para um negócio que está nascendo é uma decisão sábia. BanhoETosa.com.br é um bom começo, mas e BanhoETosa.com e BanhoETosa.net? Possuir esses três nomes de domínios vai ajudar a garantir que ninguém tenha um domínio muito parecido com o seu, desde que você mantenha os registros ativos.
Domínios são o pontapé inicial essencial, por isso é comum pensar que são altamente caros. No entanto, eles podem ser bem acessíveis – alguns custam apenas R$ 2,99 no primeiro ano. Um preço baixo a se pagar pela habilidade de abrir seu negócio para um público mais abrangente.
A internet está em constante mudança e manter seu negócio atualizado pode parecer uma tarefa desafiadora. Configurar a identidade digital de seu negócio é uma coisa, mas a manutenção é outra. É importante dar um passo de cada vez, pois o próprio processo de estabelecer seu negócio online vai te ajudar a aprender formas simples de mantê-lo atualizado.
Uma grande vantagem de nomes de domínio é que você não precisa ter estruturado o negócio por completo para ter um domínio. Se você tem uma ideia que pode se materializar no futuro, vale a pena assegurar um nome de domínio para isso agora. Esse simples passo vai ajudar você a sentir que iniciou uma jornada para transformar seu negócio em realidade, e motivá-lo a dar os próximos passos.

(*) É diretor de Business Development para América Latina da GoDaddy, maior provedor de tecnologia para pequenas empresas.