81 views 4 mins

Tecnologia 04/12/2018

em Tecnologia
segunda-feira, 03 de dezembro de 2018

Fintechs: como elas chegaram para melhorar a vida dos profissionais liberais?

Com objetivo de profissionalizar área financeira, plataforma de pagamentos esclarece como as fintechs democratizaram o acesso aos serviços financeiros especializados

O profissional autônomo – ou liberal – é entendido como aquele que pode exercer a profissão de forma livre, ou seja, sendo responsável pelo próprio horário e demandas. Porém, não conta com salário fixos ou uma profissionalização da área financeira e administrativa de seus serviços, na maioria das vezes. Para esses profissionais, as chamadas fintechs – especialmente de pagamentos digitais – estão se tornando grandes aliadas e essenciais para uma manutenção mais ágil e segura de seus processos financeiros.
É muito comum observar que, geralmente, esses profissionais não possuem uma equipe de suporte e tempo disponível para o gerenciamento manual de sua carteira de clientes e respectivos pagamentos. Além disso, caso utilize boletos para recebimento de seus serviços, contará com uma carga grande de atividades para registros e controle de retorno dos arquivos gerados pelo banco contratado.
É neste momento que as fintechs chegam para auxiliar os profissionais liberais. Isso porque, devido ao boom das startups que estão ganhando espaço no mercado, está cada dia mais acessível terceirizar o serviço com empresas especialistas na área financeira para que tomem conta dos processos.
De acordo com Luiz Vega, Diretor de Gestão de Riscos e Prevenção à Fraude da Vindi, o ideal é contar com algum serviço que organize os pagamentos para que o profissional liberal possa aproveitar todo o tempo de produtividade com o serviço que está sendo prestado ao cliente. “Empresários e empreendedores não podem perder tempo com serviços burocráticos e administrativos, pois a experiência do cliente é uma condição essencial para a manutenção dos seus negócios. Com o custo benefício que se tem hoje no mercado, não vale a pena despender horas de produtividade com serviços que podem ser aplicados por empresas especialistas”, explica.
Criada com objetivo de auxiliar todos os tipos de empresários e empreendedores – desde pequenos até grandes -, a Vindi, plataforma de pagamento online que possui o maior gateway independente de pagamentos do país, está cada dia mais presente e modernizando o segmento de serviços no país para garantir que os autônomos consigam utilizar as novas tecnologias a seu favor.
Quando se trata da organização de contas a receber dos clientes, se for um negócio voltado à prestação de serviços – como academias, escolas, clube de assinaturas -, o profissional pode buscar uma solução que o auxilie com pagamentos por meio de um motor de cobrança recorrente, sem que se preocupe em efetuar as cobranças e atualizações manualmente e mensalmente, por exemplo.
No geral, a tendência em relação à manutenção dos relacionamentos comerciais é a chamada experiência do cliente. “Para que o profissional liberal possa centralizar todos os seus esforços em direcionar um atendimento com excelência ao seu cliente final, o ideal é que não perca tempo com trabalhos operacionais. Portanto, buscar um parceiro que possa ajudá-lo nessa caminhada não pode ser considerada uma regalia financeira, mas sim, uma solução obrigatória e duradoura”, finaliza Vega.