117 views 3 mins

Soluções gamificadas para treinar colaboradores sobre LGPD

em Tecnologia
segunda-feira, 19 de abril de 2021

A transformação digital acelerou no último ano e diversas empresas encontraram na digitalização uma alternativa para impulsionar suas atividades em meio ao cenário de pandemia. Em paralelo a essa crise e seus variados desafios, outro assunto também esteve na pauta das organizações, principalmente da área de Gestão de Pessoas: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Em vigor desde agosto de 2020, a lei traz diversas exigências quanto a proteção e manuseio de informações sensíveis que garantem a privacidade de indivíduos. Essas exigências devem ser de conhecimento dos colaboradores de qualquer empresa, de modo a evitar complicações futuras e até penalidades.

Nesse contexto, os games corporativos ou soluções gamificadas podem ser importantes aliados na disseminação de conteúdo relacionado ao tema, além de contribuir para que a empresa se adeque mais rapidamente à norma. “As soluções gamificadas, que utilizam mecânicas de jogos para estimular a aprendizagem de forma lúdica, dinâmica e interativa, são ideais para as empresas que precisam treinar seus times remotamente.

Elas permitem ao gestor ter controle da mensagem, geram engajamento e ainda podem mensurar o quanto o colaborador aprendeu do conteúdo sugerido”, comenta Marcello Porto, Vice-Presidente na LG lugar de gente.
“O nosso aplicativo, chamado Gen.te Desafia, segue esse formato e pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada cliente.

Ele permite que sejam criadas trilhas de conhecimento para cada público que será capacitado, e ainda que novas rotas sejam propostas para suprir as lacunas de conhecimento que serão identificadas durante o processo de aprendizagem. Tudo isso a fim de estimular a assimilação de novas informações de uma forma natural e instintiva”, acrescenta.

“Nós usamos a solução internamente durante o nosso processo de adequação à LGPD e foi a escolha mais acertada para compartilhar conhecimento sobre segurança da informação e a lei. O treinamento levou cerca de 10 dias e hoje vemos o resultado traduzido na preparação dos nossos colaboradores, que conhecem muito mais sobre seus direitos e deveres quando o assunto é LGPD”, finaliza Marcello. Fonte e mais informações: (www.lg.com.br).