77 views 2 mins

Solar Roadway – uma tentativa de aproveitar a energia solar

em Tecnologia
quarta-feira, 09 de dezembro de 2020

São claros os esforços no sentido de que novas tecnologias ligadas à energia solar sejam desenvolvidas; o mundo tenta livrar-se dos combustíveis fósseis e dos danos que trazem ao meio ambiente.

Vivaldo J. Breternitz (*)

Nessa linha, a cidade de Peachtree Corners, no estado americano da Geórgia, colocou em funcionamento o que chamou de “solar roadway”: trata-se de um trecho de rua pavimentado com painéis solares, que captam a luz do sol com o objetivo de transforma-la em energia elétrica, a ser utilizada inicialmente para o abastecimento de veículos elétricos.

É a primeira instalação do tipo nos Estados Unidos, ainda em fase de testes. Os painéis, da marca Wattway são fornecidos por uma empresa francesa, o grupo Colas, que atua na área de pavimentação e está desenvolvendo projetos semelhantes em várias partes do mundo. Por se tratar de testes, apenas um trecho de rua recebeu os painéis; por esse trecho, apenas veículos elétricos podem trafegar.

A instalação da “solar roadway” faz parte dos esforços que Peachtree Corners tem desenvolvido no sentido de consolidar-se como uma cidade inteligente. Tão ou mais importante que os resultados práticos do projeto é a conscientização da população quanto à importância da busca de fontes limpas de energia.

Quem sabe em um futuro não muito remoto, possamos ter painéis como esses instalados não apenas em ruas, mas em calçadas e ciclovias, permitindo mais um passo rumo a um mundo mais verde.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.