As solicitações de emissão de passaportes e de certidão de nascimento ou casamento, por exemplo, por cidadãos que estejam precisando de assistência fora do Brasil, poderão ser realizadas de forma muito mais ágil e prática. A fusão dos sistemas utilizados nos postos consulares do país no exterior vai permitir o compartilhamento de informações numa única base de dados, assegurando mais eficiência para o atendimento ao cidadão brasileiro em outros países e a estrangeiros que precisem de algum serviço do Brasil.
Resultado do contrato firmado, recentemente, entre o Serpro e o Ministério das Relações Exteriores, a renovação da parceria dará sequência à absorção do Sistema Consular, que emite documentos de natureza cartorial, como os atos de registro civil (certidões de casamento, nascimento e óbito, procurações, declarações, atestados, etc), pelo Sistema Consular Integrado – Nova Geração, responsável pela emissão de vistos, autorizações de retorno ao Brasil e documentos de viagem, aumentando a oferta de serviços pela Internet para o cidadão brasileiro no exterior.
“Estamos alinhados com a necessidade de alavancar a transformação digital, disponibilizando soluções aos postos consulares de todo o mundo, que ofereçam serviços de excelência ao cidadão brasileiro no exterior e ao estrangeiro que busca algum serviço do governo brasileiro”, ressaltou o gerente do Serpro do Departamento de Negócio Soluções de Justiça e Relações Exteriores, Ricardo Giachini.
O contrato assinado dá sequência ao projeto de modernização dos serviços consulares que vem ocorrendo há 10 anos. “O que se pretende, a partir de agora, é a fusão das duas soluções existentes, permitindo a excelência dos serviços e trazendo mais agilidade e fácil compartilhamento de informações numa única base de dados da rede de postos do Itamaraty”, enfatizou o coordenador-geral de Administração Consular do MRE, Sérgio Ricoy (AI/Serpro).