97 views 3 mins

Maioria das empresas prioriza a transformação digital para sobreviver

em Tecnologia
terça-feira, 02 de fevereiro de 2021

Segundo a pesquisa “Impactos da covid-19 nas estratégias de transformação digital”, desenvolvida pela KPMG, 62% dos executivos brasileiros entrevistados disseram que a sobrevivência das empresas é a principal motivação para a realização de investimentos em transformação digital focada na experiência do cliente. Outros 38% justificam a aplicação da digitalização como uma estratégia de longo prazo.

O estudo foi realizado, em julho último, e contou com a participação de 780 líderes de estratégia de transformação digital de dez países, incluindo o Brasil. O relatório apontou também que 71% dos executivos brasileiros entrevistados aceleraram elementos estratégicos relacionados à transformação digital, moderada ou significativamente, como resultado da pandemia. Já com relação ao orçamento, 67% deles afirmaram que aumentaram os valores de investimento em transformação digital devido à nova realidade provocada pelo isolamento social.

Entretanto, apenas 33% das organizações que eles presidem têm como foco uma estratégia de digitalização implantada por toda a empresa. “O impacto da covid-19 nos negócios está acelerando as estratégias e orçamentos relacionados à transformação digital focada no cliente. Trata-se de um fator positivo, pois os empresários veem isso como uma oportunidade para criar novos modelos de operação que têm o consumidor como prioridade”, aponta o sócio de experiência do consumidor da KPMG, Augusto Puliti.

Em relação às adaptações feitas nos modelos operacionais das empresas, as principais alterações foram: aumento do risco para segurança como problema a ser tratado como prioridade (28%); necessidade de redução de custos no momento atual (26%); perda de receita e o desenvolvimento de novos canais e formatos de atendimento ao cliente (24%). “Fica evidente que a pandemia testou os modelos de negócios existentes e expôs possíveis desafios que incluem o uso de canais digitais que respondam às novas necessidades dos consumidores”, aponta o sócio da KPMG.

No que se diz respeito à implementação da estratégia de digitalização para melhorar a experiência do cliente, o relatório mostrou que 47% dos executivos brasileiros têm como iniciativa principal adicionar novas capacidades para produtos e serviços digitais. Outros 31% apontaram a criação de um modelo de negócio digital, enquanto 27% pretendem construir plataformas digitais para sistemas que gerem relação com o cliente.

Quando questionados sobre as estratégias centradas nos clientes, 76% dos executivos entrevistados disseram que esse aspecto já era considerado altamente prioritário antes da pandemia. Além disso, 67% deles indicaram que, desde o início do isolamento social, as premissas postas aos usuários, como conectar front, middle e back office, foram aceleradas e alinhadas aos objetivos da transformação digital.
Fonte e outras informações: (www.kpmg.com.br)