67 views 4 mins

Quarentena viabiliza abertura digital de empresa

em Tecnologia
terça-feira, 16 de junho de 2020

Escritório SKZ realizou o procedimento de forma 100% online

Muitos processos tradicionais no segmento contábil têm migrado para o meio digital nos últimos anos. O acompanhamento e compartilhamento digital de informações empresariais entre órgãos públicos têm sido possíveis desde 2016, porém alguns procedimentos, como o registro do contrato social da abertura de empresas, seguiram sendo realizados apenas pela modalidade presencial. Em época de quarentena e restrições à circulação de pessoas e funcionamento de repartições, o escritório SKZ Contabilidade e Serviços registrou a primeira abertura 100% digital de empresa.

“Realizamos o procedimento no início de abril e foi nossa primeira atividade em ambiente totalmente online no que se refere à abertura de empresa. Devido à eficiência do processo, acreditamos que esta atividade poderá ser incorporada às rotinas contábeis mesmo após o final da quarentena”, explica Adalberto Tamura, sócio-diretor do escritório SKZ.

Todo o processo comum para abertura de empresa, incluindo o levantamento de documentos dos sócios, da sede da empresa e a definição de pontos essenciais para definição do tipo societário e do regime tributário adotado foram realizados por e-mail, Whatsapp e videoconferência. O tempo necessário à abertura da empresa foi parecido ao do procedimento tradicional, sendo necessários cerca de três dias para o registro de uma empresa da área de serviços.

Os benefícios vão além da otimização do tempo e do custo decorrente das impressões com assinaturas, cópias de documentos e locomoção necessária para essas atividades. Os ganhos podem envolver ainda mais segurança ao processo, que, em nossa visão, poderia ser estendido a outras modalidades de empresas e de atos

“Os benefícios vão além da otimização do tempo e do custo decorrente das impressões com assinaturas, cópias de documentos e locomoção necessária para essas atividades. Os ganhos podem envolver ainda mais segurança ao processo, que, em nossa visão, poderia ser estendido a outras modalidades de empresas e de atos”, afirma Tamura.

Na avaliação do diretor, casos de alterações, transformações, incorporações, cisões e fusões de empresas perante a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), e as aberturas de sociedades simples e das entidades sem fins lucrativos perante o Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ) e os registros das Sociedades Unipessoal e das Sociedades de Advogados perante a Ordem dos Advogados (OAB) também poderiam ser digitalizados. Tamura vê ainda potencial de digitalização para os cadastros perante Órgãos Públicos, como Previdência Social, FGTS, Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM), Cadastro de Contribuintes do ICMS (Cadesp), Conselhos de Classe e Agências Reguladoras, entre outros.

A SKZ possui unidades em São Paulo (SP) e em Guarulhos (SP) e integra o Grupo Atai, especializado em soluções contábeis completas e inovadoras para todos os portes e segmentos empresariais. Também integram o Grupo Atai as empresas de contabilidade Assescont, de Belo Horizonte (MG), a Hemera, de São Bernardo do Campo (SP), a NK e a CLM, de São Paulo (SP).