93 views 2 mins

Profissionais acima de 40 anos com mais experiência são a aposta do setor de tecnologia

em Tecnologia
quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Imagem: Kalawin_CANVA

Quando projetamos um profissional da área de tecnologia, a primeira imagem que vem à cabeça é de um jovem bastante antenado com as ferramentas atuais. No entanto, profissionais com anos de mercado de trabalho e que já passaram dos 40 também estão enxergando as profissões de tecnologia como caminho possível a seguir e uma saída para fugir do desemprego, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em pesquisa de 2019, 27,3% dos profissionais sem ocupação com mais de 40 anos procuram se recolocar há pelo menos dois anos.
O novo desenvolvedor Hector Paoletti, 41 anos, optou pela transição na carreira depois de 17 anos atuando na área de desenho industrial. O profissional  realizou um bootcamp imersivo na Ironhack, escola global de tecnologia e após alguns meses saiu formado e já empregado na nova área.
“Dentro da proposta da escola, a velocidade e responsabilidade do aprendizado é baseada no interesse do aluno. Isso acaba exigindo um nível de planejamento mínimo antes de começar os exercícios, o que já é um aprendizado em si. No meu caso tive que destrinchar o conhecimento e por isso considerei o Bootcamp como a melhor opção por conseguir tirar dúvidas pontuais com a professora, o que ajuda no processo de construir essa base de conhecimento”, explica o aluno.
Mais do que oferecer a base teórica para a transição para o setor tecnológico, a Ironhack contribui ainda para estabelecer os seus estudantes dentro desse novo mercado.