121 views 58 secs

Mais uma ideia bizarra trazida via Tiktok

em Tecnologia
quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Com o inverno europeu se aproximando e os custos da energia elétrica disparando como uma das consequências da guerra na Ucrânia, começam a circular receitas bizarras para aquecer ambientes residenciais e de trabalho.

Vivaldo José Breternitz (*)

O TikTok é uma fonte dessas receitas, algumas das quais muito perigosas para os que tentam usá-las; uma delas é acender velas e cobri-las com vasos de barro.

O Corpo de Bombeiros de Londres tem desaconselhado o uso desse método, por várias razões, que vão da possibilidade de queimaduras causadas por vasos superaquecidos até explosões, que podem acontecer em função de geração de gases produzidos pelo aquecimento do barro.

Vídeos mostrando como construir esses aquecedores começaram a circular no TikTok no início de 2021, mas em função da elevação dos custos de energia tem se tornado populares, já tendo gerado mais de dois milhões de visualizações.
Mas o assunto não é inteiramente novo: já em 2013, os bombeiros londrinos haviam emitido um alerta acerca de um vídeo postado no YouTube, que mostrava uma receita similar.

Ideias que além de bizarras são perigo­sas, tendem a se espalhar rapidamente, especialmente quando divulgadas via TikTok, o aplicativo mais baixado em todo o mundo.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas