163 views 3 mins

Prêmio Gutierrez: melhor tese de doutorado em matemática investiga o mistério dos números primos

em Tecnologia
sexta-feira, 06 de novembro de 2020

Ganhar o Prêmio Gutierrez tem um significado especial para Carlos Andrés Chirre Chávez. “Estou muito feliz, pois o nome do prêmio reconhece o grande matemático peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon, que é uma inspiração para os peruanos que estudaram no Brasil”, declara o pesquisador. Seguindo a trajetória do pioneiro Gutierrez, Chirre saiu do Peru, sua terra natal, para continuar seus estudos no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Sob orientação do professor Emanuel Carneiro, o trabalho apresentado por Chirre como conclusão de seu doutorado no IMPA – intitulado Cotas para a função zeta de Riemann via análise de Fourier – foi reconhecido como a melhor tese em matemática defendida no Brasil no ano anterior à premiação, considerando os quesitos originalidade e qualidade, avaliados no Prêmio Gutierrez.
Criado em 2009 pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o Prêmio homenageia o peruano Gutierrez, que trabalhou no IMPA até 1999. Depois, ele atuou como professor no ICMC, onde contribuiu com a criação e consolidação do grupo de pesquisa em sistemas dinâmicos. “Acredito que, além de me ajudar na minha vida profissional, esse Prêmio vai motivar vários alunos a estudar no Brasil, e a se dedicarem 100% durante os estudos para atingir seus objetivos”, acrescenta Chirre que, atualmente, é pós-doutorando na Norwegian University of Science and Technology (NTNU), onde trabalha com o matemático Kristian Seip.

“Esta edição contou com 19 teses inscritas, de excelente nível, que representaram nove programas de pós-graduação em matemática de todo Brasil”, explica o professor Ederson Moreira dos Santos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC e membro da comissão organizadora da iniciativa. “A qualidade da matemática contida nas teses submetidas ao Prêmio indica que estamos trilhando o caminho certo, produzindo aqui, no Brasil, ciência do mais alto nível. O que já foi atestado anteriormente, em 2014, com a atribuição da medalha Fields, maior prêmio mundial da matemática, ao professor Artur Ávila, e com a promoção do Brasil ao grupo de elite da matemática mundial em 2018”, completa Santos.

A cerimônia online de premiação será realizada no dia 10 de novembro, às 14 horas, por meio do canal ICMC TV no Youtube: www.youtube.com/icmctv. O reconhecimento garante a Chirre a conquista de um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3 mil.