80 views 2 mins

Plataforma de incentivo à leitura do país quer impactar 1 bilhão de crianças até 2030

em Tecnologia
segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Impactar 1 bilhão de crianças até 2030. Esse é o objetivo da plataforma educacional Estante Mágica – maior projeto de incentivo à leitura do Brasil que, em parceria com escolas públicas e privadas de todo o país, transforma alunos em autores do próprio livro. A startup completa 10 anos de atividades em 2019 com dados que impressionam: atuação em 26 estados brasileiros, 2.618 cidades, três países da América Latina (Colômbia e México e Argentina) e um recorde – mais de 1 milhão de crianças de mais de 4 mil escolas já escreveram seus próprios livros.
“Nosso sonho é fazer com que 1 bilhão de crianças tenham escrito seus livros até 2030. Porque a gente acredita muito que, quando você conta sua própria história, quando você conta aquilo que você tem de mais valioso a partir da sua própria perspectiva, você começa a entender o valor de outras histórias. E pensar as melhores soluções educacionais junto a outros educadores incríveis é fundamental para seguirmos impactando milhares de escolas em todo o mundo”, destaca Robson Melo, diretor e cofundador.
Para alcançar tal meta, a estratégia didática é estimular nas crianças competências para o mundo moderno, os chamados 5Cs: comunicação, criatividade, colaboração, curiosidade e criticidade: “Trabalhar essas aptidões socioemocionais , por meio de projetos pedagógicos, é o ideal, pois os alunos se tornam protagonistas do próprio aprendizado. E todas as vezes em que você consegue dominar seus sentimentos, colocar para fora as suas histórias mais difíceis, mais peculiares, consegue trabalhar reconhecimento, autoestima, empoderamento”, diz Robson, escolhido para integrar a rede Talentos da Educação, da Fundação Lemann.