O uso de mídias sociais nos Estados Unidos

Vivaldo José Breternitz (*)

O Pew Research Center é um instituto de pesquisas americano que acaba de publicar os resultados de um levantamento acerca do uso de mídias sociais nos Estados Unidos. O instituto informa que YouTube e Facebook ainda são as plataformas de mídia social dominantes no país: 81% dos adultos americanos são usuários do YouTube neste ano de 2021, contra 73% em 2019. Já os números do Facebook permanecem estáveis nos últimos cinco anos: 69% do mesmo público é usuário da rede social.

Além do YouTube, apenas mais uma plataforma teve um crescimento estatisticamente significativo, o Reddit, que saiu de 11% em 2019 para 18% em 2021. Embora o crescimento tenha desacelerado, os americanos não parecem estar menos viciados em mídia social; dentre os usuários que dizem acessar os serviços “várias vezes ao dia”, estão os do Facebook (49%), Snapchat (45%) e Instagram (38%). Dentre os usuários do YouTube, pouco mais de um terço relatam visitar o serviço mais de uma vez por dia.

O relatório também oferece uma visão interessante acerca do uso dessas ferramentas por jovens entre 18 e 29 anos, que se declararam usuários do YouTube (95%), Instagram (71%), Facebook (70%), Snapchat (65%) e TikTok (48%). Também são interessantes os dados acerca do Instagram e WhatsApp, cujos usuários são, em sua maioria, de origem hispânica; do Pinterest, majoritariamente utilizados por mulheres; e Linkedin, utilizado principalmente pela população com nível mais alto de educação formal.

Esses números não podem ser automaticamente considerados válidos para o Brasil, mas seu conhecimento pode ser útil para os que atuam na área.

(*) – Doutor em Ciências pela USP, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap