108 views 5 mins

Pequenas empresas e o impacto da Transformação Digital

em Tecnologia
quinta-feira, 30 de abril de 2020

Ao contrário do que alguns pensam, os efeitos práticos da era tecnológica também são sentidos e aplicados por organizações menores

Renato Halt(*)

Não há como negar: a Transformação Digital é uma realidade ampla e sentida no cotidiano empresarial brasileiro. Claro, a mudança, para ser completa, ainda carece de um olhar atento por parte de lideranças e gestores. Naturalmente, denota-se a necessidade de desmistificar pensamentos antiquados quanto à real presença da tecnologia e como ela pode auxiliar profissionais e potencializar a produtividade. O caminho ainda é longo, mas a expectativa para que uma mentalidade inovadora seja disseminada é cada vez maior.

E como os negócios de porte menor se encaixam nesse contexto? É comum achar que devido ao custo exigido ou à complexidade da implementação, fica difícil o uso de tecnologia para pequenas empresas. Na verdade, ferramentas automatizadas estão em constante evolução, dessa forma, possibilitam a personalização, adequando-se ao tamanho de qualquer companhia. Com o planejamento estratégico correto e a liderança necessária para que a comunicação interna acompanhe esse fenômeno, é possível se aproveitar dos benefícios da Transformação Digital.

Para ilustrar o quadro, preparei um artigo completo sobre a importância da tecnologia para pequenas empresas. Acompanhe!

Consolidação do ERP abre caminho para novas oportunidades
O uso de planilhas e métodos manuais para movimentar as operações de uma empresa pode ter sido uma prática eficiente nos últimos anos, mas com a acessibilidade de softwares e sistemas de gestão empresarial, essa perspectiva mudou drasticamente. Otimizar processos e simplificar atividades através da máquina não significa substituir profissionais, mas redirecioná-los para tarefas mais estratégicas e complexas.

Em uma pesquisa publicada pelo Capterra, mapeando o ano de 2019, indicou-se que cerca de 44% das empresas de pequeno e médio porte do país possuem algum tipo de ERP. O nível crescente de adoção de soluções tecnológicas entre as PMEs (Pequenas e médias empresas) serve como referencial para que esse setor do país seja encarado como um ponto de avanço estrutural e operacional de extrema relevância.

Transforme dados em aditivos valiosos
Antes de se estabelecer metas, há de se compreender a profundidade que uma mudança no meio de trabalho irá exigir. A tecnologia para pequenas empresas não só está em constante crescimento, como representa uma vertente democrática para que os negócios de menor alcance possam desenvolver-se entre si, enriquecendo um campo que emprega e movimenta a economia brasileira. Outro componente decisivo para o funcionamento dessa equação são os dados.

Informações são armazenadas e manipuladas diariamente, por empresas, corporações, companhias e instituições. O grande desafio é a forma como os executivos lidam com esses dados, preservando a integridade e a segurança dos processos. Plataformas de automação auxiliam justamente nesse aspecto, minimizando a possibilidade falhas críticas ocorrerem.

Com o fluxo de informações estabelecido e respaldado pela máquina, o conteúdo servirá de matéria-prima para análises preditivas, o que nos leva ao próximo e último tópico.

Decisões corretas, resultados melhores
Para empresas menores, o peso de uma decisão mal fundamentada pode ser ainda mais impactante. Claro, não devemos desconsiderar a importância de se nutrir uma bagagem profissional de experiência e intuição com o segmento que se está inserido, mas esses fatores não são suficientes para garantir o sucesso de uma ação tomada.

Em tempos onde o espaço para erros críticos é enxuto, e a instabilidade econômica permeia o cenário global, ter como aliada a assertividade de dados analisados previamente, cuja confiabilidade serve até de projeção para os meses a seguir, é uma medida praticamente indispensável. No fim das contas, o profissional continua sendo o maior detentor do poder de decisão, tendo a seu favor a presença tecnológica e suas contribuições.

Como você enxerga o papel das pequenas empresas e a Transformação Digital? Participe do debate e faça essa reflexão!

(*) É Co-Founder da b2finance e Head of SAP Business One (http://b2finance.com).