448 views 2 mins

Os russos contra-atacam

em Tecnologia
terça-feira, 04 de abril de 2023

Em um movimento similar aos que diversos países vêm fazendo, o Kremlin determinou aos funcionários envolvidos nos preparativos para a eleição presidencial russa de 2024, que deixassem de usar iPhones, devido a preocupações no sentido de que esses dispositivos sejam vulneráveis ​​aos ataques dos serviços de inteligência ocidentais, informou o jornal russo Kommersant.

Vivaldo José Breternitz (*)

Ainda segundo o jornal, citando fontes não identificadas, Sergei Kiriyenko, alto funcionário do governo, em uma reunião determinou àqueles funcionários que trocassem seus telefones até o dia 1º de abril.

Segundo o Kommersant, segundo um dos participantes da reunião, Kiriyenko teria dito que “está tudo acabado para o iPhone: jogue-o fora ou dê para as crianças”, e que “todo mundo terá que fazer isso em março.”

Questionado sobre o assunto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que não poderia confirmar a orientação, mas disse a jornalistas que “smartphones não devem ser usados ​​para negócios oficiais”, independentemente do sistema operacional – Android ou iOS.

O Kremlin deve fornecer outros dispositivos mais seguros para substituir os iPhones, quando isso for julgado necessário. O presidente Vladimir Putin sempre disse que não tem smartphone, embora Peskov tenha dito que Putin usa a Internet de tempos em tempos.

Pouco depois da invasão da Ucrânia no ano passado, os serviços de inteligência americanos e britânicos disseram ter alertado seus governos que a invasão aconteceria – não está claro como esses serviços obtiveram essa informações, mas a hipótese de escuta telefônica não pode ser descartada.

Quanto às eleições russas, apesar das preocupações do Kremlin, não é muito difícil prever quem será o vencedor…

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.