75 views 5 mins

O que o gerenciamento fora de banda por celular adiciona aos negócios

em Tecnologia
terça-feira, 22 de junho de 2021

O mundo dos negócios já aprendeu como é importante mudar, e mudar rapidamente.

Bob Potter (*)

Todos os dias, ouvimos histórias sobre restaurantes e lojas físicas fechando ou modernizando drasticamente a forma como atendem seus clientes. As empresas que operam com um centro de distribuição e diversas lojas tradicionais, ou lojas híbridas enfrentaram a urgência de modificar essas arquiteturas de negócios. A necessidade de um gerenciamento remoto aprimorado cresce conforme o mundo se torna digitalizado e as empresas limitam a quantidade de colaboradores que podem estar em um site trabalhando ao mesmo tempo. O gerenciamento fora de banda por celular pode ajudar as equipes de TI a gerenciar essas novas infraestruturas de rede. A conectividade LTE permite que os gestores da área de tecnologia da informação permaneçam tendo o controle mesmo quando falta energia elétrica ou quando não há ninguém no site remoto.

O que é gerenciamento fora de banda por celular?
Gerenciamento fora de banda, ou OOBM, é a capacidade de – enquanto está trabalhando fora do site – um gestor de TI controlar os recursos da rede através de um outro canal, como um servidor de console serial. Gerenciamento fora de banda por celular, por outro lado, é quando um dispositivo de gerenciamento remoto, como um servidor de console, está equipado com LTE. Isso irá garantir a continuidade de uma rede primária ou uma rede secundária durante um failover. Esse recurso elimina a necessidade de acordar alguém ou dirigir até o data center as duas da manhã para consertar um servidor ou um dispositivo de rede.

Onde essa estratégia é necessária?
O gerenciamento fora de banda por LTE é muito usado por organizações que buscam uma rede secundária para filiais, onde os colaboradores de TI nem sempre estão presentes. Diversas organizações do varejo têm tido sucesso no uso de soluções fora de banda por celular – especialmente em configurações onde há uma conexão primária de ethernet, mas não há uma segunda opção.

Cresce o uso dessas soluções, também, em locais como estações rádio base celulares. Novas lojas em construção normalmente usam OOBM secundário baseado em celular antes que a rede completa esteja instalada. Em situações como esta, a rede celular é considerada primária para sempre ou até que a rede completa seja instalada.

Um dos casos de uso diz respeito ao varejo – por exemplo, uma empresa que usa quiosques dentro da loja ou expositores de realidade aumentada como ponto de atração de clientes em meio à pandemia. Essa empresa precisaria de uma solução de TI fácil de gerenciar para transferir uma potência de processamento confiável para mais perto dos clientes.

  • Uma das soluções possíveis nesse contexto é uma plataforma de gerenciamento capaz de oferecer acesso remoto para configuração de portas, atualizações, identificação e resolução de problemas e recuperação de desastres. Isso permite o gerenciamento seguro das redes dentro e fora de banda através do acesso às portas seriais, além de:
  • Maior resiliência do sistema
  • Menor custo para manutenção do data center
  • Gerenciamento remoto simplificado dos sistemas de edge computing
  • Máximo uptime (tempo de atividade) dado por uma solução de TI preparada para o futuro

Gerenciamento de rede dentro e fora da banda
Nesse contexto, vale a pena estudar soluções que entregam controle e visibilidade segura dentro e fora de banda para equipamentos downstream na maioria das aplicações de rede. Um recurso importante é o suporte de failover LTE. Isso permite que o pessoal das centrais de operação de rede e de TI realize o gerenciamento dos dados de qualquer lugar do mundo, em qualquer momento – ou seja, é um gerenciamento de rede que independe da rede física tradicional. A soma dessa tecnologia com uma arquitetura de processador ARM dual core com capacidade de memória expandida, sistema operacional Linux atualizado e software de gerenciamento, as empresas atingem melhores níveis de desempenho, segurança e confiabilidade, independentemente da conectividade IP.

(*) É o Gerente Sênior de Marketing de Produtos para todas as soluções de TI e desktop dos produtos Vertiv Avocent.