104 views 2 mins

O mundo em nuvem: mais liberdade, mobilidade e economia

em Tecnologia
quarta-feira, 01 de dezembro de 2021

Paulo Chabbouh, CEO e fundador da L5 Networks. AI/L5 Networks

O home office permite que as pessoas escolham onde morar e para onde viajar sem se preocupar com locomoção até o trabalho. Isso só é possível por conta da estruturação das empresas em nuvem: telefones, CRMs, redes e todos os sistemas disponíveis online. No Brasil, a liberdade que o trabalho remoto oferece já aumentou a quantidade de aluguéis de casas por temporada pelo Airbnb.

Grandes corporações como Twitter, XP Inc e Petrobrás já anunciaram que suas equipes permanecerão totalmente homeoffice ou em modelo híbrido. Sempre acreditamos que esse momento chegaria ao Brasil: empresas e pessoas aproveitando a tecnologia não apenas para economizar, mas como uma ferramenta para proporcionar qualidade de vida. Esse formato de trabalho oferece economia e flexibilidade às empresas, mas não apenas isso, também permite que as pessoas vivam muito melhor trocando o tempo no trânsito por tempo de lazer, usando a tecnologia para evoluir e criar novas ferramentas para facilitar nossas vidas.

O que antes era apenas sonho, agora vivenciamos na prática: trabalhar em qualquer lugar, desde que tenhamos acesso à internet. Um dia na praia, outro no campo e até mesmo em outros países, unindo lazer às nossas demandas de trabalho, encurtando nosso tempo entre o horário comercial e o lazer.
De acordo com o levantamento “2 years of digital transformation in 2 months”, realizado pela Microsoft, a nuvem híbrida se tornou o novo normal e 90% das empresas globais dependerão dela até 2022.

No Brasil, estamos avançando muito com os serviços de cloud computing e ainda neste ano, segundo o estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências”, realizado pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, com dados do IDC, devemos atingir um volume de US$3 bilhões em nuvem pública e US$614 milhões com serviços de nuvem privada, um avanço de 46,5% e 15,5% respectivamente, em relação ao ano passado.