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O impacto do BPO como diferencial competitivo

em Tecnologia
quarta-feira, 03 de março de 2021

A terceirização de processos surge como uma ótima oportunidade de inserir a inovação no cotidiano operacional sem desviar o foco do core business

Régis Lima (*)

No cenário empresarial, a presença da tecnologia tem conquistado um espaço crescente para que cada vez mais organizações aproveitem o que há de mais vantajoso em termos de otimização de processos e readequação de profissionais. A verdade é que projeções positivas existem para os que optam por deixar o lugar comum e abraçar a inovação, mas transformar essa movimentação bem-vinda em um diferencial competitivo não é uma tarefa de fácil execução.

Nesse sentido, existem empecilhos naturais para organizações pouco familiarizadas com o tema. Não é obrigação de uma empresa de outro segmento possuir uma expertise completa no campo da Tecnologia da Informação. Logo, como esperar que a mesma faça parte desse fenômeno e reformule sua perspectiva estratégica de mercado e novos métodos de trabalho? É nesse ponto que o Business Process Outsourcing (BPO) pode se mostrar a opção mais adequada. E os motivos por trás desse investimento comprovam essa linha de pensamento.

Aproveitamento de recursos no que realmente importa
Em uma empresa imatura no que diz respeito à transformação digital, a chance de um investimento alto e pouco assertivo prejudicar a adoção de ferramentas inovadoras não é baixa. Com a terceirização dessas etapas, o gestor delega os custos de manutenção e suporte ao serviço de BPO, evitando gastos desenfreados e de precisão duvidosa. De modo geral, o contratante terá um aliado especializado para otimizar os benefícios extraídos da máquina.

Em função do outsourcing, que assumirá o papel técnico de automatização de procedimentos, será possível centralizar todos os recursos no core business do negócio, abrindo espaço para que os resultados sejam maximizados com o respaldo digital de plano de fundo para apoiar melhores decisões, seja no âmbito interno, em práticas que incentivem a produtividade, como no campo externo, de relacionamentos enriquecedores com os clientes.

Compliance torna-se realidade possível
Hoje em dia, é possível apontar uma série de fatores importantes na busca por diferenciais competitivos. Faz tempo que a qualidade de determinado produto ou serviço não é sinônimo de sucesso mercadológico, é necessário ir além e se atentar a outros aspectos que também influenciam a escolha do consumidor. Construir uma cultura corporativa orientada à conformidade, transparência e segurança de dados é uma finalidade imprescindível para que as relações com os usuários respeitem à legislação e demonstrem a preocupação da empresa com a integridade das informações concedidas.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um sinal legal de que a mudança de mentalidade era necessária. A expectativa, agora, é de como as organizações nacionais irão responder às exigências de uma lei que contempla um tema extremamente urgente e caro à população. O BPO possibilita que esse objetivo seja normalizado no dia a dia operacional.

Estrutura digital para lidar com adversidades
Os últimos anos foram de grandes aprendizados sobre o real papel da inovação e sua aplicabilidade. O que podemos afirmar com clareza é que planejamentos estáticos, que possuem uma validade somente a longo prazo, colocam as empresas em uma situação de vulnerabilidade perigosa para o andamento das atividades e até mesmo para a saúde financeira. O apoio digital contribui para que os profissionais tenham mais flexibilidade para lidar com situações que fogem do controle do empresariado, na medida em que oferece uma geração de insumos com base em sistemas de inteligência analítica.

Por fim, a resiliência para iniciativas mais assertivas, Compliance como filosofia corporativa e um planejamento estratégico realmente flexível, são exemplos práticos de como o BPO pode reunir as peças de um diferencial competitivo que coloque a empresa em um estágio de destaque entre seus concorrentes.

(*) É Diretor Executivo e de Operações na Lumen IT. Possui mais de 20 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI.