Apesar de ainda não estarem disponíveis os números finais, há a percepção de que o Black Friday foi ótimo para o comércio americano.
Vivaldo José Breternitz (*)
De acordo com a empresa de inteligência de mercado Adobe Analytics, os compradores gastaram mais de US$ 9 bilhões apenas em compras online, superando as previsões. A esse valor devem somar-se cerca de outros US$ 11 bilhões referentes às compras efetuadas no Cyber Monday, a segunda feira que se seguiu à Black Friday.
Considerando-se esses valores, mais os das compras em lojas físicas, os consumidores americanos devem gastar cerca de US$ 34,8 bilhões nesses dias, uma alta de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com a Adobe Analytics, os grandes descontos atraíram os consumidores americanos, apesar do cenário de alta inflação. É interessante notar que as compras feitas via smartphones devem ter representado 53% do total de vendas online no período.
No Brasil, as coisas não foram tão bem, ao menos em termos de vendas online: segundo levantamentos da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados com foco em varejo online, da quinta-feira, 24 de novembro até as 19h da sexta-feira, 25, as vendas caíram mais de 30% em comparação a 2021.
Talvez a Copa, o ambiente político e especialmente a desconfiança em relação à honestidade das ofertas, tenham mantido nossos consumidores retraídos.
(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de IoT.