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Nova ferramenta ajuda PMEs na gestão da carteira de clientes e fornecedores

em Tecnologia
quarta-feira, 28 de abril de 2021

A Serasa Experian lança o Monitore Clientes, uma solução gratuita que permite às PMEs monitorarem até 100 clientes e fornecedores, recebendo alertas em tempo real toda vez que qualquer destes CNPJ sofrerem alterações, proporcionando a possibilidade de adotar ações mais rápidas na hora de gerir os riscos dos acordos comerciais e mais segurança na tomada de decisão.

Além disso, o Monitore foi desenvolvido com uma dinâmica inteligente que mostra automaticamente como está a distribuição do risco da carteira, indicando se a chance de sofrer prejuízos com inadimplência é baixa, média, alta ou altíssima, de acordo com o score de crédito de cada empresa monitorada.

“Saber o que acontece com o seu cliente e os seus fornecedores não só traz insumos importantes para fazer a gestão financeira do negócio, como também ajuda a melhorar o relacionamento com eles. Saber que houve uma alteração no CNPJ abre uma oportunidade para se aproximar, mudar a forma como se comunica e rever as estratégias para uma gestão financeira mais saudável.

A Serasa Experian acredita no impacto positivo que isso traz para o mercado das PMEs e lança uma plataforma ainda mais eficiente aos empresários”, diz o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero. O lançamento vai ao encontro a uma necessidade dos empreendedores identificada por uma pesquisa da Serasa Experian realizada no fim do ano passado.

Ao serem questionados sobre oportunidades que observaram em 2020, 33% dos donos de micro, pequena e médias empresas sinalizaram a vontade de rever parceiras e fornecedores e 26% disseram desejar aplicar estratégias de acordo com os perfis dos clientes, algo que a ferramenta auxilia sem a necessidade de investimento financeiro.

O Monitore Clientes, em sua fase de testes, já trouxe melhorias para os usuários, como é o caso da Gálupe, empresa de representação comercial que atua em Jundiaí e região (interior de SP). Pedro Gastaldo, dono do empreendimento, comenta que, com os alertas gratuitos e em tempo real, conseguiu agir mais rápido para fazer uma análise com mais afinco. “Isso aprimorou a forma como me comunico com esse cliente e as ofertas que disponibilizo.

A possibilidade de acompanhar os clientes me rendeu mais tempo na rotina administrativa, porque levo menos de cinco minutos para checar as informações que recebo no e-mail, enquanto antes tinha que realizar checagens manuais semanais ou mensais para fazer a gestão da carteira”, comenta. O empreendedor também comenta que pode direcionar melhor os investimentos em análises, uma vez que tem as atualizações de forma gratuita e toma uma ação quando recebe o alerta.

Para ter uma carteira de clientes diversificada e manter as finanças do negócio em dia, os empreendedores precisam encontrar um equilíbrio entre a conquista de novos negócios e o controle dos riscos. Para isso, conhecer a empresa, definir uma regra de risco e traçar o perfil ideal de cliente são ações extremamente importantes.

“O empreendedor que estuda o mercado, analisa sua carteira e mantém a gestão em dia impacta também todos os elos da cadeia, ou seja, empresas, clientes e fornecedores, que passam a ter mais segurança nas relações comerciais”, finaliza Genero. Para utilizar a solução de forma gratuita, basta acessar o site (https://empresas.serasaexperian.com.br/monitoramento-de-clientes/) e se cadastrar de graça. Fonte e outras informações: (www.serasaexperian.com.br).