109 views 3 mins

Mulheres astrônomas são destaque na 14ª edição da Campus Party Brasil

em Tecnologia
terça-feira, 25 de outubro de 2022

A Campus Party Brasil, a maior experiência tecnológica em internet das coisas, blockchain, cultura marker, educação e empreendedorismos do mundo, abre espaço para as mulheres falarem sobre astronomia na próxima edição nacional do evento que ocorrerá entre 11 e 15 de novembro, no Anhembi, em São Paulo. Essa edição marca o retorno presencial do evento em seu formato tradicional, ou seja, com Arena, Camping e Área Open que receberão mais de mil palestrantes e 500 atividades práticas.

A estudante de física, Laysa Peixoto, será uma das palestrantes da CPBR14. A mineira de 19 anos participou do programa “Expedição 36”, da Nasa, em parceria com The Internacional Astronomical Search Collaboration. Durante o período em que esteve no projeto, Laysa descobriu o asteroide LPS00023 (a sigla remete as iniciais de seu nome). Medalhista de olimpíadas científicas nacionais e internacionais de Astronomia e Astrofísica, ela foi aprovada no processo seletivo da agência aeroespacial dos Estados Unidos.

O empreendedorismo espacial também será tema desta edição da Campus. A empreendedora Aila Raquel é pioneira no setor de observação da Terra com nanossatélites. Certificada pelo governo francês como empreendedora talentosa, Aila é membro fundadora da Aliança Startups do Setor Espacial e membro de associações internacionais como a StellarModal Transportation Association, com membros de alto desempenho no setor espacial internacional.

Parte das descobertas sobre o universo vem sendo feita por cidadãos comuns. A jovem mineira Lorrane Olivlet, descobriu não um, mas quatro asteroides em sequência. A engenheira biomédica é outra palestrante confirmada na CPBR14. Estudante para licença de piloto de avião e criadora do grupo voluntário de STEAM, com foco em assuntos espaciais InSpace que abrange todo o Brasil, Lorrane é autora de um livro sobre sistema solar, divulgadora cientifica e influenciadora digital com quase 1 milhão de seguidores somados nas redes sociais.

“Ter as três principais mulheres brasileiras especialistas em astronomia na CPBR14, engrandece ainda mais esta edição e nos aproxima do nosso objetivo. Além de termos conseguido equilibrar a participação das mulheres na Campus Party nos últimos anos. Esse é um assunto importante e que requer engajamento para atrairmos mais ainda o público jovem. Queremos que no futuro, outras brasileiras estejam desenvolvendo e participando de mais ações relacionadas à astronomia mundial”, explica o CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes.