104 views 2 mins

Microsoft lança o Copilot

em Tecnologia
sexta-feira, 24 de março de 2023

Apenas um mês depois de anunciar a integração de inteligência artificial ao seu mecanismo de pesquisa Bing e ao navegador Edge, a Microsoft está apresentando o Microsoft 365 Copilot, uma ferramenta de inteligência artificial que funcionará de forma integrada aos aplicativos Excel, PowerPoint, Word e outros.

Vivaldo José Breternitz (*)

Segundo a Microsoft, a nova ferramenta favorecerá a criatividade e a produtividade de seus usuários, criando a partir de pedidos feitos pelo usuário ao sistema, no caso do Word, uma primeira versão, um rascunho, de um documento. A Microsoft disse que, nessa situação, o Copilot pode trazer incorreções nessa primeira versão, sendo necessária uma revisão e eventualmente complementação, feitas pelo usuário.

O Copilot também pode criar esboços de apresentações em PowerPoint e visualização de dados em Excel, com um prompt; também pode esboçar respostas a e-mails e resumir conversas feitas por e-mail via Outlook. A nova ferramenta está sendo testada por parceiros da Microsoft, devendo em breve estar disponível de forma mais ampla, disse a empresa.

A Meta e o Google vêm trabalhando em projetos similares, buscando integrar inteligência artificial a seus produtos. Segundo Rowan Curran, do grupo Forrester, a capacidade de usar de forma integrada aplicativos comuns ​​pode ter impactos significativos no fluxo de trabalho das organizações.

Esse uso da inteligência artificial é altamente positivo, contrapondo-se às aplicações da mesma para o mal, de que tanto se ouve falar.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.