183 views 5 mins

Micro Data Center simplifica os complexos ambientes no Edge

em Tecnologia
sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Peter Kueth (*)

Estamos em um interessante ponto de inflexão na indústria de data centers.

Para dar suporte ao vasto universo de aplicações, os data centers estão se tornando cada vez mais complexos. Ao mesmo tempo, mais e mais processamentos de dados estão acontecendo no edge da rede, sem ter o apoio de profissionais de TI no site.

Isso exige a capacidade de realizar funções complexas em pacotes que sejam fáceis de instalar, operar e dar suporte. É nesse contexto que entram em cena os Micro Data Centers. Trata-se de data centers modulares pré-fabricados com gerenciamento de TI e de rede integrados e com equipamentos de infraestrutura configurados para atender as necessidades do usuário.

Esses data centers de edge computing podem ser tão pequenos quanto um único rack ou grandes como vários racks totalmente integrados, filas ou corredores, e podem ser implementados praticamente em qualquer lugar em uma questão de horas, sem necessidade de infraestrutura de energia e de refrigeração pré-existentes no site.

Os Micro Data Centers são perfeitos para qualquer aplicação que demande redes, armazenamento e computação mais próximos do usuário. Ou seja: em todos os lugares. Supermercados e outros ambientes de varejo dependem cada vez mais da computação no site para simplificar as interações no ponto de venda, gerenciar estoques, segurança e melhorar a experiência dos clientes e dos colaboradores.

Hospitais e outas operadoras de serviços de saúde precisam de computação no site para a gestão das informações do setor de saúde, imagens, gestão de medicamentos, para dar suporte às crescentes demandas por telessaúde e para a comunicação das equipes. Ambientes industriais usam computação no site para gerenciar ferramentas de automação, incluindo robótica.

Instituições educacionais, em todos os níveis, estão migrando para tecnologias modernas tanto como parte de seus currículos como para dar suporte às atividades administrativas. À medida que os data centers no edge da rede evoluem para dar suporte a essas funções, dois requisitos de performance são universais: Primeiro, a disponibilidade não é negociável. As implementações de edge são, sob todos os aspectos, tão de missão crítica como os data centers tradicionais.

E em segundo lugar, a latência precisa permanecer baixa. Esses sistemas estão localizados no edge precisamente porque a transmissão de e para um da center centralizado é muito lenta. Os Micro Data Centers entregam serviços nas duas frentes. A infraestrutura integrada do data center garante que o sistema permaneça ligado e funcionando mesmo se a alimentação de energia da rede elétrica for interrompida.

Eles podem ser projetados para proteger a organização contra particularidades que posam causar indisponibilidade de alimentação em diversos ambientes industriais. Esses sistemas também proporcionam a robusta computação no site necessária para reduzir a latência através da minimização das demoras na transmissão de dados. Isso reduz a necessidade de transmissão de dados fora do site.

De fato, os sistemas de refrigeração integrados são capazes de refrigerar racks de alta densidade que estejam dando suporte às funções de computação de alta performance mais avançadas. Como os Micro Data Centers são totalmente construídos e integrados na fábrica para atender às necessidades específicas do usuário, o footprint físico do sistema e os requisitos de energia são menores do que um data center com construção tradicional ou uma implementação típica no edge.

Há, ainda, o benefício adicional de ser facilmente transportável, de forma que os Micro Data Centers podem ser deslocados de um site para outro conforme o negócio precise mudar. Eles também oferecem os benefícios antecipados da pré-fabricação – montagem e testes na fábrica para garantir a consistência da qualidade e minimizar as visitas para serviços após a instalação.

Os Micro Data Centers simplificam o edge da rede ao entregar recursos de computação modulares e integrados que podem ser rapidamente instalados e facilmente operados e mantidos.

(*) – É gerente de produtos global na Vertiv Data Center Solutions.