147 views 2 mins

Meta deve desenvolver robôs para uso doméstico

em Tecnologia
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Rumores relatados pela Bloomberg dão conta que a Meta está planejando construir robôs humanoides destinados a executar tarefas domésticas.

Vivaldo José Breternitz (*)

Robôs humanoides são aqueles cuja aparência lembra a dos seres humanos, com cabeça, tronco e membros. Ao contrário dos humanoides de outras empresas, com o os da Tesla, liderada por Elon Musk, que são voltados principalmente para atividades em armazéns e fábricas, os da Meta seriam destinados à execução de serviços domésticos – para os mais velhos, é impossível não lembrar de Rosie, a empregada robótica dos Jetsons.

Ainda segundo a Bloomberg, a Meta está trabalhando com duas empresas da área de robótica, a Unitree Robotics e a Figure AI, para desenvolver o projeto. Em uma nota interna, o executivo da Meta, Andrew Bosworth, explicou aos funcionários que as tecnologias desenvolvidas pela empresa em áreas como realidade aumentada e inteligência artificial são uma ótima base para o desenvolvimento desses robôs.

Bosworth, que está na Meta desde 2006, disse também que investir neste campo só aumentará o valor da empresa e de suas tecnologias de realidade mista e aumentada. Diz-se também que o projeto será desenvolvido pela Reality Labs, uma divisão de pesquisa e desenvolvimento da Meta, que curiosamente fez milhares de demissões entre 2022 e 2023.

O chefe da Meta, Mark Zuckerberg, teria decidido atribuir a liderança do novo projeto a Marc Whitten, que já trabalhou na Cruise, Amazon e Microsoft, onde contribuiu para o desenvolvimento do Xbox.

Mais uma profecia dos Jetsons se realiza…

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.