A praticidade que os smartphones esbanjam é uma das maiores vantagens nos tempos atuais. Seja como ferramenta de trabalho, seja como meio de comunicação, os queridinhos eletrônicos roubaram a cena e se tornaram prioridades no dia a dia do “novo normal” de pequenas a grandes empresas e de qualquer cidadão comum, dentro ou fora de casa.
Não é à toa que os dispositivos móveis respondem por 91% do tempo de navegação no Brasil, conforme aponta o último relatório realizado pela Comscore, empresa analítica com sede nos Estados Unidos. Em comparação com outros mercados monitorados, a participação mobile fica atrás apenas da Indonésia (97%) e empata com a Índia (91%). Trata-se de uma audiência de 120,5 milhões de usuários conectados registrada em março de 2022. Esse número reflete uma alta de 7,5% em relação ao início de 2021, quando eram 112 milhões. Quanto ao total de pessoas conectadas no país, 84,6 milhões acessam a internet exclusivamente por mobile, enquanto as que usam apenas dispositivos desktop são 11,6 milhões; e as que utilizam ambas as plataformas totalizam 35,9 milhões.
Percebe, então, por que aderir a uma estratégia de m-commerce, ou mobile commerce, é importante para qualquer negócio? Na hora das compras on-line (e de tantos outros afazeres), as pessoas estão deixando os computadores de lado. Portanto, investir em uma solução e em estratégias m-commerce alinha a sua empresa a esse atual comportamento dos consumidores, às suas necessidades, às preferências e às expectativas.
Essa modalidade de venda de produtos ou serviços costuma ser muito eficaz, dado o uso praticamente generalizado dessas ferramentas na atualidade. A variedade de opções torna o processo de compra mais simplificado e ágil, democratizando o consumo a menos de um toque na tela de distância. Para te ajudar nessa empreitada, vou mostrar a seguir como utilizar o potencial do mobile commerce para alavancar as vendas, garantindo o sucesso da sua marca.
Responsividade: mobile friedly
Um site adaptado aos dispositivos móveis é conhecido pelo poder de sua responsividade. Esse quesito é crucial para garantir a boa experiência de navegabilidade ao usuário. Afinal, uma página que demora a carregar, ou que carrega de modo desconfigurado, é extremamente malvista e, muito provavelmente, o cliente nunca mais acessará. Além disso, é importante que as informações sejam facilmente localizadas. Portanto, o foco aqui é oferecer um canal mobile friendly.
Foco na experiência do usuário: mode on!
Com uma boa experiência de compra, desde a escolha do produto até o pós-venda, dificilmente o cliente não voltará a fazer negócio com a sua marca. Sem contar que é importante para a imagem do seu e-commerce, frente a um mercado acirrado, prestar um bom atendimento e se firmar como referência no ramo. Desse modo, invista em um atendimento humanizado, que priorize a exigência individual de cada cliente. Como? Mostre que ele está navegando em um ambiente seguro para os seus dados pessoais e bancários. Ofereça, ainda, um atendimento integrado aos chatbots para responder às dúvidas mais frequentes, genéricas e de fácil resolução.
Integração de mídias sociais é o caminho
As mídias sociais vêm cumprindo um papel essencial no processo de captação, conquista e fidelização de clientes. Logo, uma empresa que não tem perfil nas redes sociais é até mesmo considerada inexistente. Pode parecer exagero, mas o Instagram, o TikTok, o Facebook e tantas outras têm o poder de impulsionar uma marca por meio do engajamento dos usuários, além de serem canais diretos de comunicação e feedback com o público. Por isso, é essencial desenvolver a integração entre os canais de venda e essas plataformas.
Opções de pagamento e segurança
É necessário se atentar para o fato de que as pessoas que interagem com uma marca podem pertencer a diversas classes sociais, com mais ou menos poder de compra. Nesse sentido, oferecer facilidade na hora do pagamento, apresentando alternativas como Pix, boleto, débito em conta, parcelamento no cartão de crédito, entre outras, é fundamental para ampliar o leque de clientes no m-commerce, assim como investir em segurança e na proteção de dados do consumidor.
Não tem como negar que o mobile commerce é uma tendência que veio para ficar. Atrelado a tudo isso, é muito importante manter sempre estratégias de conversão, de conquista e fidelização que priorizem um atendimento de excelência. Assim, sua marca estará certamente rumo ao infinito e além.
(Fonte: Thiago Falanga é Partner da Corebiz)