102 views 58 secs

Internet das Coisas e 5G tornando as cidades mais inteligentes

em Tecnologia
segunda-feira, 07 de fevereiro de 2022

Um interessante projeto de pesquisa envolvendo a cidade australiana de Brimbank e a Swinburne University of Technology une tecnologias, cujo uso vem crescendo aceleradamente, a Internet das Coisas (IoT, Internet of Things), 5G e computação na nuvem.

Vivaldo José Breternitz (*)

Como parte do projeto, na frota de caminhões de coleta de lixo da cidade serão instalados equipamentos IoT, como câmeras de alta resolução e sensores GPS. Enquanto os caminhões rodam, os dados capturados pelas câmeras e sensores são enviados em tempo real para um sistema hospedado na nuvem, mostrando os equipamentos urbanos que necessitam manutenção, tais como placas de trânsito, semáforos, abrigos de ônibus e buracos nas ruas.

Equipes de manutenção poderão ser despachadas automaticamente para resolver os problemas; já as equipes que estão em campo tomarão conhecimento das necessidades de manutenção através de seus telefones e podem intervir mais rapidamente.

Após os problemas apontados serem sanados, as equipes atualizarão o sistema, reduzindo o tempo necessário para identificar, documentar e corrigir os problemas, além de eliminar a necessidade de relatórios e checagens manuais dispendiosas.

O projeto, que está sendo apoiado por verbas do governo central australiano, pode vir a ser mais um passo rumo às cidades verdadeiramente inteligentes.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é diretor do Fórum Brasileiro de IoT.