177 views 5 mins

Internet

em Tecnologia
quarta-feira, 11 de maio de 2022

Imagem: https://unsplash.com/license

A melhor conexão com a Internet é aquela com a qual você nunca precisa se preocupar. 

Se sua internet está lenta ou caindo com frequência, às vezes a solução é tão simples quanto mover seu roteador para um local mais central em sua casa. Em outros casos, pode ser melhor atualizar para um pacote de Internet melhor ou trocar de provedor. 

Para ajudá-lo a fazer essa análise preparamos este artigo com alguns pontos que você deve ficar atento no momento de optar por trocar ou não seu provedor/plano de internet. 

#1. Sua velocidade diminui quando mais pessoas usam seu Wi-Fi

Todo mundo está passando muito mais tempo em casa após a pandemia; e isso pode sobrecarregar muito mais uma rede Wi-Fi doméstica. 

Mesmo em circunstâncias normais, streaming e jogos online ocupam a maior parte da largura de banda de um usuário da Internet. E, hoje em dia, é provável que você esteja fazendo muito mais do que isso.

Há também reuniões, aulas online e largura de banda que você precisa compartilhar com outras pessoas em sua casa. Tudo isso pode levar a uma rede Wi-Fi doméstica sobrecarregada, levando a tempos de carregamento mais longos e atraso no tempo de resposta.

Para descobrir se este é o seu caso, tente realizar um teste de velocidade de internet em diferentes momentos do dia para analisar se o que realmente está afetando sua conexão é a quantidade de dispositivos que estão conectados à rede. 

#2. Sua conexão cai em algumas partes da casa

Um sinal Wi-Fi pode ser transmitido apenas até certo ponto e, dependendo do tamanho e do layout da sua casa, às vezes pode haver lugares em que ele cai completamente. Pode ser um canto aleatório, sua varanda dos fundos ou aquela área em seu escritório onde sua mesa está.

Você pode realizar um teste utilizando o seu celular para medir a força do sinal em diferentes partes da casa. Identifique os pontos onde há problemas e busque soluções como repetidores de sinal ou roteadores mais potentes. 

#3. Você possui uma conexão ruim em vídeo chamadas

Aplicativos como Zoom, Skype e FaceTime dependem muito da velocidade de upload da sua internet para garantir uma conexão sólida, mas a maioria dos planos de internet oferece velocidades de upload muito mais lentas em comparação com as velocidades de download.

Nos planos de cabo e DSL, sua velocidade de upload pode ser um décimo da velocidade de download, levando a possíveis atrasos e armazenamento em buffer quando você estiver em uma chamada de vídeo. 

#4. Você recebe cobranças frequentes por usar muitos dados

Há uma boa chance de que seu plano mensal de internet venha com um limite de dados – a maioria das operadoras nacionais, ou seja, Oi, Vivo, Claro e Tim, realizam essa prática. Esses limites são comuns, mas alguns provedores de internet são mais generosos do que outros.

Para todos os provedores que oferecem dados ilimitados ou blocos generosos de 1 TB ou 1,25 TB todos os meses, também há planos de internet via satélite e internet a cabo de baixo custo com limites de dados rígidos.

#5. Acabou de chegar fibra no seu quarteirão

A internet de fibra é a conexão de internet mais rápida e confiável que você pode obter atualmente. A fibra também é o tipo de internet menos comum que você encontrará – disponível para uma porcentagem ainda pequena da população no Brasil.  

Mas se estiver disponível, a fibra é o caminho a seguir para uso intensivo da Internet e grandes residências. Se você recebeu a notícia de que a internet de fibra está disponível nas suas redondezas está na hora de mudar de provedor ou atualizar seu plano de internet.