284 views 3 mins

Inteligência artificial: visitas a sites de notícias estão caindo

em Tecnologia
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

As visitas aos sites de notícias devem cair 43% nos próximos três anos em função do avanço da inteligência artificial.

Vivaldo José Breternitz (*)

É o que aponta uma pesquisa do Reuters Institute, realizada entre novembro e dezembro de 2025 com profissionais de 51 países. O levantamento se apoia em dados da empresa de análise Chartbeat, segundo os quais o tráfego originado do Google para mais de 2.500 sites desse tipo já recuou 33% entre novembro de 2024 e novembro de 2025, com queda ainda maior nos Estados Unidos, 38%.

As preocupações mais recentes se concentram no recurso Google AI Overview (no Brasil, Modo IA) que já aparece no topo de cerca de 10% dos resultados de busca nos EUA e está se expandindo rapidamente para outros mercados. Na prática, os buscadores estão se transformando em “answer engines”, oferecendo respostas diretas nas páginas de resultados ou em chats, o que reduz a necessidade de acesso a sites jornalísticos.

Nesse cenário, observa o Reuters Institute, alguns profissionais buscam novos públicos em plataformas como o Substack, que permite a escritores, jornalistas e criadores de conteúdo publicar newsletters diretamente para seus leitores, sem depender dos algoritmos de redes sociais.

Isso leva à redução dos investimentos em SEO, sigla para Search Engine Optimization, o conjunto de técnicas e estratégias usadas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de buscadores como o Google, sem a necessidade de anúncios pagos .

Nesse cenário, observa-se, nos últimos três anos, um forte recuo do tráfego em plataformas como o Facebbok (43%) e X (46%).

Outro ponto de alerta é a ascensão de criadores de conteúdo independentes, influenciadores e assemelhados. Mais de dois terços dos entrevistados (70%) temem que esses atores retirem tempo e atenção dos conteúdos jornalísticos, e 39% receiam perder seus melhores talentos para esse ecossistema, que oferece maior autonomia e recompensas financeiras potencialmente superiores.

Como outras áreas, também os sites de notícias estão sendo impactados pela inteligência artificial.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].