72 views 4 mins

Impacto das Mídias Sociais nas Decisões de Compras em Datas Comemorativas

em Tecnologia
sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

Foto: AI/Vinícius Taddone

Sempre sou questionado sobre o impacto das mídias sociais nas decisões de compras dos usuários, por este motivo hoje trago este estudo que foi realizado no mercado britânico e americano pela GlobalWebindex (novembro/2018) sobre “O Impacto das Mídias Sociais nas Decisões de Compras em Datas Comemorativas”. Essa pesquisa embora não seja brasileira pode ser perfeitamente usada por aqui.
Segundo a pesquisa, “Alimentos e Bebidas e Presentes para outras pessoas” são as categorias que mais predominam. O resultado não é mistério para ninguém, pois quantas vezes você já sentiu fome ao ver um delicioso prato de comida ou lanche no Instagram. Já o tema “Presentes para outras pessoas” é muito amplo. Tanto que as outras categorias poderiam tecnicamente se enquadrar nela, desde que compre para uma outra pessoa. Mas o que podemos levar de útil desta informação então? Bem, talvez se quando você trabalhar a publicidade de seu produto de maneira que incentive as pessoas a comprarem como presente a outra pessoa e não para si, você possa ter mais sucesso! Claro que este número possa ter sido influenciado pela época em que a pesquisa tenha sido realizada, já que as pessoas são mais sensíveis a darem presentes. Mas, por que não experimentar para outras épocas do ano, já que há inúmeras outras datas comemorativas. Pessoas têm aniversários 365 dias por ano, por exemplo. As demais categorias posso dizer que tiveram impactos mais inspiracionais para estes consumidores. Principalmente para o nosso lanterna: atividades externas, onde incluem passeios aos finais de semana e dias de folga.

Relevância
Poste conteúdo que seja sempre relevante e atualizado para gerar mais exposição e alcance. Desta forma, entregue algo inovador, curioso, informativo para sua audiência. Busque ser uma referência no seu assunto, não por corpos bonitos e sarados, mas sim transmitindo verdades sobre sua marca.

Regularidade
Poste regularmente para estabelecer uma boa atividade e um valor consistente ao seu perfil. Se necessário utilize uma agenda ou um calendário on-line que auxilie você. O nome disso também é planejamento.

Relacionamento
Interaja com os seus seguidores e clientes para gerar cada vez mais relacionamentos e novos seguidores. Antes, identifique que tipo de “persona” você será por trás de sua marca. Dica: Seja verdadeiro! Depois, basta você estimular sua audiência com perguntas e respostas sob os comentários anteriores. Converse com seu público, faça enquetes e valide algumas informações importantes sobre seu negócio, interagindo.

Em outras palavras e acima de tudo, seja educado!

(Fonte: Vinícius Taddone fundou a VTaddone Studio em 2011 com intuito de ajudar pequenas e medias empresas que necessitam de Marketing diferenciado para crescimento de receita. Taddone passou por agências de turismo, e a última, ocupou o cargo de Coordenador de Marketing por 6 anos. Ele é bacharel em Planejamento de Marketing, Turismo e possui MBA em Marketing todas conquistadas pela Universidade Anhembi Morumbi).