124 views 2 mins

Hackers invadem a Microsoft

em Tecnologia
segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Nem mesmo os gigantes da tecnologia estão a salvo de ataques: a Microsoft admitiu que um grupo de hackers ligados ao governo russo, conhecido como Nobelium, conseguiu acessar contas de e-mail de alguns de seus executivos seniores.

Vivaldo José Breternitz (*)

O ataque teve início no final de 2023, e além do conteúdo de mensagens, foram roubados também alguns documentos. A Microsoft só descobriu o ataque em 12 de janeiro; a empresa não divulgou por quanto tempo os invasores conseguiram acessar seus sistemas.

Segundo a empresa, o ataque não foi resultado de vulnerabilidades em seus produtos ou serviços, sendo que até o momento, não há evidências de que os atacantes tenham tido acesso aos ambientes dos clientes, sistemas de produção, código-fonte ou sistemas da Microsoft – o acesso a uma senha teria permitido o ataque.

Curiosamente, o ataque aconteceu poucos dias depois que a Microsoft havia anunciado seu plano de revisar a segurança de seus produtos, após inúmeras tentativas de acessos à sua sua nuvem Azure, a segunda maior do mundo, superada apenas pela Amazon AWS.

Essa revisão é a mais ampla desenvolvido pela Microsoft, desde que, em 2004, falhas em seu sistema operacional Windows XP prejudicaram milhões de usuários.

O Google também acaba de anunciar que acaba de frustrar um ataque deflagrado por hackers também ligados ao governo russo, não se sabendo se o mesmo que atacou a Microsoft.

Segurança deve ser uma preocupação constante de profissinais e usuários de sistemas de informação.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].