80 views 4 mins

Garantindo a prestação de serviços em tempos desafiadores

em Tecnologia
terça-feira, 31 de março de 2020

Alguns passos são essenciais para reforçar as operações neste momento Jim Poole, vice-presidente de Business Development na Equinix

São tempos difíceis para todos nós. Os desafios que o vírus da Covid-19 tem apresentado a governos, empresas, escolas e famílias do mundo todo têm sido um verdadeiro teste para a nossa agilidade em responder a uma situação em rápida mudança. Mas também é uma demonstração de como somos engenhosos e resilientes enquanto comunidade global e como nossa união em momentos de crise é o que temos de melhor!

No cenário atual, empresas estão buscando maneiras proativas de fornecer o melhor apoio possível a uma crescente força de trabalho remota de colaboradores, parceiros e clientes. Um relatório recente do Uptime Institute Intelligence recomenda: “Os planos de continuidade de negócios devem ser atualizados para incluir medidas profiláticas (por exemplo, exigindo que os funcionários essenciais sejam vacinados no início de cada temporada de gripe) e medidas de preparação (revisão da resiliência digital, redundância das instalações, acordo de prestação de serviços do fornecedor, etc.)”.

Além disso, as empresas devem “rever planos, procedimentos e políticas de recuperação de desastres (por exemplo, procedimentos padrão de operações e de emergência), declarações de objetivos, entre outros, e atualizar conforme necessário para se adequarem às condições atuais e antecipadas”.

Gostaria de compartilhar algumas das orientações que estamos divulgando aos nossos clientes e parceiros para ajudá-los a reforçar suas operações de negócios para lidar com qualquer imprevisto que possa surgir.

Aumento da agilidade na atenuação de riscos
As operações empresariais dependem da disponibilidade permanente da infraestrutura de TI, garantindo a proteção dos dados e a continuidade das operações. Um aspecto importante de manter uma empresa conectada online é ter fontes de energia redundantes. Além disso, ter um site espelhado para operações de TI em um local diferente é fundamental para que as equipes possam manter as aplicações e bancos de dados em funcionamento no caso de um desastre geográfico.

Melhorar a continuidade de negócios e a prontidão para recuperação de desastres
Manter a empresa em funcionamento, independentemente de qualquer interrupção (planejada ou não), é um requisito fundamental para todas as organizações, em todos os setores. A implantação e a gestão de soluções de continuidade de negócios (BC) e recuperação de desastres (DR) podem reforçar sua capacidade de atender os seus usuários de forma contínua.

Garantir a alta disponibilidade da multicloud
Além de aumentar a agilidade e a escalabilidade das operações de negócios, a alta disponibilidade da multicloud pode ajudar a proteger os valiosos aplicativos e ativos de dados da sua empresa. Dominar a multicloud significa alcançar três níveis diferentes de alta disponibilidade na cloud: dados a dados, aplicações a aplicações e cloud-to-cloud.

Proteção de dados na cloud
Os dados armazenados na cloud também requerem proteção. Há empresas que oferecem soluções de backup e recuperação de desastres baseadas na cloud e alimentadas por plataformas de gestão de dados que fazem cópias de segurança e recuperam dados e aplicações em instalações de clientes, clouds de hiperescala e data centers de terceiros.