72 views 3 mins

Etecs conquistam sete prêmios principais na Febrace 2025

em Tecnologia
segunda-feira, 31 de março de 2025

A 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) terminou com sete prêmios principais para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS).  A cerimônia de premiação foi realizada nesta sexta-feira (28) no campus Butantã, da Universidade de São Paulo (USP), na Capital.

Um dos destaques foi a Etec Bento Quirino, de Campinas, que conquistou o segundo lugar na categoria Ciências Biológicas com o projeto Incluza – Conexão e Acessibilidade para Pessoas com TEA. O grupo, formado pelos estudantes Júlia Karoline Miranda Lima, Gabriela dos Santos Monteiro e Samuel de Paiva Santana, com orientação de Regina Morishigue Kawakami e coorientação de Glaucia Gisele Tenório, recebeu ainda o Prêmio Museu Paulista da USP.

“Nós já estávamos muito nervosos, sem esperanças, e veio esse lindo segundo lugar. Agora esperamos conseguir publicar nosso aplicativo para que todos tenham acesso”, comentou Gabriela.

Esperamos seguir desenvolvendo nosso projeto que vai ser muito útil para a sociedade

Da Capital, a Etec Irmã Agostina foi a unidade que mais subiu ao palco graças ao projeto Determinação da Capacidade Biossortiva da Casca da Banana Nanica (Cavendish) em Água Contaminada por Cádmio e Cobalto. Criado pelas alunas Brenda Ribeiro de Sousa e Julia Staaks Teixeira, sob orientação de Márcia Freitas da Silva e coorientação de Aline Alves Ramos, o trabalho conquistou o terceiro lugar em Ciências Exatas e da Terra, além do Prêmio Criatividade do Instituto Alana, e do Prêmio Agência USP de Inovação.
“A gente não esperava, estamos até tremendo! Esperamos seguir desenvolvendo nosso projeto que vai ser muito útil para a sociedade”, afirmou Brenda.

Outra medalha de bronze foi para a Etec Trajano Camargo, de Limeira com o projeto Biotingimento Têxtil: Corante Sintetizado a Partir de Pigmentos Microalgais e Cianobacterianos. A aluna Beatriz Larsen Gallicchio e as professoras Gislaine Aparecida Barana Delbianco (orientadora) e Inessa Lacativa Bagatini (coorientadora) conquistaram o terceiro lugar na categoria Ciências Biológicas e o Prêmio SBBq.
O Centro Paula Souza também premiou projetos de destaque em todos país (https://www.cps.sp.gov.br/etecs-conquistam-sete-premios-principais-na-febrace-2025/).