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Especialista revela 5 dicas de como utilizar o storytelling para alavancar as vendas

em Tecnologia
terça-feira, 04 de outubro de 2022

Articulação e comunicação são os principais requisitos para quem trabalha na área de vendas. A popularização da internet e de novas tecnologias, o que provocou mudanças sociais, culturais e comportamentais. Nos dias atuais os clientes já chegam no momento da compra bem informados, dessa forma, as empresas precisam se preparar cada vez mais para atender esse público. Com isso, a técnica que vem sendo bastante utilizada é o storytelling.

Trazendo dicas de como utilizar a técnica, Rafael Rez, fundador e CMO da Web Estratégica, consultoria em marketing digital especializada em Marketing de Conteúdo e SEO, mostra como e onde utilizar a ferramenta de atração e explica: “Por meio desta, as empresas procuram envolver emocionalmente seus públicos-alvo, seja para gerar identificação com a marca ou para fortalecer seu posicionamento no mercado, com isso, adotar esse método potencializa sua marca”.

1 – Ele motiva seu público – por isso a importância da técnica na estratégia de conteúdo de uma empresa. Com ela, é possível contar uma história estruturada com começo, meio e fim, com momentos que estimulem a imaginação e despertam as emoções do espectador de maneira positiva. Por exemplo, os potenciais clientes estão em suas rotinas e, de repente, uma empresa apresenta uma situação que gera neles uma necessidade, que pode ser um problema que ela própria tem a solução.
2 – Dão mais sentido aos dados – sabemos da importância de utilizá-los para orientar as estratégias de negócios e de marketing em qualquer empresa, o que funciona melhor na hora de apresentar KPIs, é uma apresentação que conecta e dá sentido à sequência de lógica aos dados.

3 – Maior atenção dos ouvintes – a capacidade humana de concentração está sendo reduzida pelos impactos dos gadgets e das mídias digitais, tornando o storytelling uma ferramenta fundamental para que sua marca consiga se comunicar com públicos-alvos, já que é capaz de envolver os espectadores em uma história ou, ao menos, ativar emoções por meio de sua estrutura de narrativa.

4 – Atinge o emocional – de acordo com o Hubspot, o storytelling é capaz de ativar as 7 regiões do cérebro, enquanto dados puros ativam apenas duas.

5 – Os clientes se tornam mais fiéis – essa narrativa tem o poder de fidelizar clientes, ao humanizar a apresentação da marca por meio desta estratégia envolvente, as pessoas guardam as histórias em suas mentes, a curiosidade desperta o interesse e o público cria conexão e empatia pela marca, gerando por consequência a fidelização.

A técnica pode ser aplicada na rotina de marketing e vendas, como no marketing de conteúdo, em apresentações e nas redes sociais.

“O storytelling tem que ser genuíno, as relações comerciais passaram por muitas transformações e, se uma marca não consegue se comunicar e se relacionar de forma sincera com seu público ela sucumbe diante da concorrência, utilizar estratégias de conteúdo, pode ser uma forte aliada nessa jornada”, finaliza o fundador.