137 views 2 mins

Durante a guerra, o Big Ben ajudou os nazistas

em Tecnologia
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Durante a II Guerra Mundial a BBC transmitia noticiários destinados à Europa continental, praticamente toda ocupada pelos nazistas.

Vivaldo José Breternitz (*)

Essas transmissões eram muito efetivas como instrumento de propaganda e serviam para manter as esperanças de libertação dos habitantes dos países ocupados; eram utilizadas também para transmitir informações, sempre em código, aos membros da resistência que atuavam naqueles países. 

Como era tradicional, essas transmissões, sempre ao vivo, iniciavam-se com as badaladas do Big Ben dando a hora certa – o Big Ben é o sino instalado em 1859 na torre do Palácio de Westminster, que também é conhecida pelo mesmo nome. Os nazistas nunca conseguiram suspender as transmissões, mesmo bombardeando Londres, mas o que pouca gente sabe, é que eles tiraram proveito delas.

Para os nazistas, conhecer as condições meteorológicas em Londres era muito importante para que pudessem tomar decisões quanto a bombardeios. Para isso, dada a tecnologia disponível à época, era preciso enviar aviões de reconhecimento para sobrevoar a capital inglesa e isso era muito arriscado, pois as defesas antiaéreas da cidade eram fortes e a presença desses aviões acabava dando um alerta antecipado aos ingleses. 

No entanto, cientistas alemães descobriram que a frequência do som do Big Ben era influenciada por fatores como temperatura, chuva e névoa; partindo disso, desenvolveram técnicas que permitiam, simplesmente ouvindo e analisando as transmissões, conhecer as condições do tempo na capital e adequar seus planos a essas condições, decidindo se e quando iriam bombardear, sem arriscar seus aviões de reconhecimento.

E pensar que, com os avanços tecnológicos, hoje é muito fácil saber como anda e como andará o tempo em qualquer canto do mundo… 

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – vjnitz@gmail.com.