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QR Codes nas embalagens traz mais interatividade ao consumidor

em Tecnologia
terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Proteger, conservar o seu conteúdo interno e apresentar suas informações nutricionais e possibilidades de preparo são algumas das funções fundamentais exercidas pelas embalagens na indústria de alimentos. Com o lançamento do código bidimensional (GS1 Digital Link – 2D) impresso nas embalagens, essas funções deixam de se limitar ao espaço físico e chegam ao meio digital, com mais interatividade e aprimoramento da experiência de compra e de uso do consumidor.

A Sadia é a marca pioneira no varejo de alimentos à base de proteína animal a incluir o código numérico GS1 (GTIN/EAN) de forma integrada ao QR Code no rótulo. A empresa transformou suas embalagens com o objetivo de fortalecer a relação com o consumidor e fornecer ainda mais dados sobre seus produtos.

“Uma das tendências que nós levamos em consideração para a criação das novas embalagens foi a interatividade”, explica a Gerente Executiva de Marketing da Sadia, Luciana Bulau. Por meio do GTIN/EAN – código padronizado pelo Sistema GS1 – integrado aos QR Codes, os clientes têm acesso ao portal da Sadia, onde se encontram inúmeras informações não somente sobre a marca, mas também sobre o produto e sugestões de preparos e receitas.

Uma leitura simples do GS1 Digital Link realizada com smartphones permite nas embalagens de produtos do setor de alimentos permite que as empresas do segmento incluam ainda mais informações ocupando espaço reduzido na embalagem. Dessa forma, é possível incluir informações detalhadas sobre origem, métodos de produção, ingredientes, valores nutricionais e prazos de validade dos ingredientes, além de possibilitar uma rastreabilidade mais eficiente dos alimentos, o que garante mais segurança tanto para o consumidor quanto para a indústria.

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil está à frente no País da campanha de evolução do código de barras para o padrão bidimensional. Em todo o mundo, o código de barras é lido mais de 7 bilhões de vezes por dia. “O objetivo com as novas embalagens é estar cada vez mais próximos do consumidor”, comenta o Diretor de Marketing da BRF, Luiz Franco.

Presente em cerca de 140 países, a BRF – companhia de alimentos proprietária da marca Sadia – apostou nessa interatividade para migrar do código de barras para o QR Code a convite da GS1. Com atuação global, essa relação entre consumidor e marca promovida pelas tecnologias inseridas nas embalagens encurta as distâncias físicas, oferece mais agilidade na hora da compra, além de intensificar a relação de cuidado entre o comprador e a empresa, a exemplo das diferentes receitas disponibilizadas no portal da marca. Fonte e mais informações (https://www.gs1br.org/).