130 views 2 mins

Dispositivos móveis: 5G cresce, 4G cai

em Tecnologia
quarta-feira, 27 de março de 2024

O número de dispositivos móveis vem crescendo, mas uma informação interessante, trazida pelo mais recente Mobility Report da Ericsson é que, pela primeira vez, o número desses dispositivos 5G cresceu e o de 4G caiu.

Vivaldo José Breternitz (*)

Isso foi registrado no último trimestre de 2023, quando o total desses dispositivos, basicamente celulares e um número bem menor de tablets, chegou perto de 8,5 bilhões.

No trimestre, entraram em operação mais 39 milhões de aparelhos – já existem mais dispositivos do que pessoas, gerando uma taxa de penetração de 105% – a taxa de penetração é a quantidade de aparelhos em relação a uma população. No Brasil, em meados de 2023 essa taxa era 55,4% – o país estava na 15ª posição.

Em termos de 4G, de acordo com o relatório, o número de dispositivos diminuiu 12 milhões durante o trimestre, chegando a aproximadamente 5,1 bilhões, 61% do total.

Já o número de aparelhos 5G cresceu 154 milhões no período, elevando o total para quase 1,6 bilhão ou 19% de todos os dispositivos móveis. Esses números deixam claro que ainda existem muitos aparelhos operando com 2G e 3G.

O maior crescimento foi registrado na Índia, onde entraram em operação mais 10 milhões de aparelhos, seguida pela China (mais 4 milhões) e Estados Unidos (mais 3 milhões).

São números respeitáveis, especialmente se lembrarmos que os primeiros celulares começaram a ser vendidos há 40 anos.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].