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Dicas para turbinar as vendas via marketplaces

em Tecnologia
segunda-feira, 15 de março de 2021

Especialista em vendas por marketplaces explica como é possível maximizar a conversão com estratégias simples

Vender por meio de marketplace é hoje uma estratégia importante para lojistas online de todos os portes. Esses “shoppings virtuais” são gerenciados por uma empresa que arca com todo o trabalho de desenvolvimento da interface, criação do modelo de negócio, divulgação do site e crescimento da base de consumidores. Enquanto isso, as lojas ficam com o trabalho de se cadastrar e cuidar de suas próprias páginas e ofertas de produtos, além de pagar as taxas, é claro.

“Os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas. Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é fundamental entender como eles funcionam e saber como podem auxiliar o desenvolvimento do negócio”, afirma Marcelo Dantas, CEO da Estrela10, um dos maiores sites de vendas do Brasil, com faturamento de R$ 500 milhões em 2020 – dos quais 80% foram obtidos por meio dos principais marketplaces (B2W, Mercado Livre, Carrefour, Amazon, Via Varejo e Magalu).

Dantas, que é especialista em vendas dentro deste modelo, ensina como os empreendedores de pequeno e médio porte podem turbinar suas vendas dentro dos shoppings virtuais. O objetivo é apoiar lojistas onlines neste Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março. “O primeiro trimestre sempre foi pouco agitado para o varejo brasileiro, afinal, nesta época, grande parte das pessoas ainda está pagando as compras da Black Friday e do Natal e lidando com as despesas de início de ano. Apesar disso, os últimos anos têm sido aquecidos graças ao Dia do Consumidor, que faz cada vez mais sucesso”, explica ele.

Confira as dicas do executivo:
Ofereça preços acessíveis
De acordo com o CEO da Estrela10, um dos pontos mais interessantes dos marketplaces é a elasticidade dos preços dos produtos – aliás, este é justamente o motivo pelo qual a maioria dos clientes escolhe fazer suas pesquisas por ali. Por isso, é essencial garantir preços competitivos e que sejam mais atraentes para despertar atenção e converter.

A dica é sempre buscar as melhores ofertas e condições junto aos fornecedores, abrindo possibilidades para a oferta de preços mais acessíveis ao consumidor. Para as datas comerciais, como Dia das Mães e Natal, por exemplo, é importante que as negociações sejam feitas com antecedência. “Vale a pena elaborar um planejamento de vendas sobre os produtos que emplacam mais para obter ainda mais descontos, e repassá-los ao cliente”, diz ele.

Otimize o prazo de entrega
Um dos fatores mais importantes para a decisão de compra online é o prazo de entrega, afinal o consumidor está cada vez mais exigente e não gosta de esperar muito. Sendo assim, oferecer frete rápido e com valores competitivos é fundamental para se destacar dentro de um marketplace. Para garantir tudo isso, é necessário analisar minuciosamente todas as possibilidades de logística e encontrar o serviço que melhor atenda às suas necessidades. “Há casos em que os Correios valem a pena; outros em que uma transportadora funciona melhor”, contemporiza Dantas.

Classifique seus produtos
Muitos consumidores pesquisam seus itens de interesse de acordo com as classificações. Essa ação é decisiva para que seu produto seja exibido nos resultados dessas buscas ou não.

“Caso determinado item corresponda a mais de um grupo, é interessante acrescentar tags com as relativas categorias. Um exemplo é uma furadeira que se encaixa na classificação de eletroeletrônicos, mas também em ferramentas domésticas”, ensina Dantas.

Esteja em marketplaces do seu nicho
Existem diversos marketplaces e muitos deles atuam em categorias específicas, como vestuário ou eletrônicos. “Se seu negócio também é focado, vale a pena fazer uma busca e marcar presença nos locais onde seus consumidores certamente também estão”, diz o CEO da Estrela10.

Invita em tecnologias com foco em marketplaces
Tudo bem que os próprios marketplaces fazem o trabalho de desenvolvimento da interface, criação do modelo de negócio, divulgação do site e crescimento da base de consumidores. Mas a loja precisa estar atenta as tendências de mercado para não ficar para trás. “Uma loja online precisa se preparar para acompanhar as inovações, adquirindo novas ferramentas e implantando recursos constantemente”, afirma o executivo. Hoje, há tecnologias como a MultiCD, que é um novo hub de marketplaces, além de ferramentas para navegação dinâmica, entre outras.

Apresente seus produtos com boas imagens
Diferente de uma loja física, onde o consumidor pode ver com seus próprios olhos cada oferta, compará-la, testá-la e ter ideia real de como ele funciona, no meio online o cliente está apenas visualizando algumas fotos. Sendo assim, a imagem é muito relevante para apresentar o produto, bem como sua descrição. Portanto, não economize nas fotos de alta qualidade. Elas fazem diferença na conversão.