88 views 4 mins

Cuidado com fotos da sua carteirinha de vacinação

em Tecnologia
sexta-feira, 25 de junho de 2021

De acordo com Dean Coclin, Diretor Sênior de Desenvolvimento de Negócios da DigiCert, Inc., o ato pode parecer inofensivo, porém expõe a identidade com dados relevantes como foto, data de nascimento e outros. A seguir, algumas perguntas respondidas pelo especialista para minimizar as chances de problemas futuros.

  1. Quais são os principais riscos de postar nas redes sociais a foto da carteirinha de vacinação?
    Pode parecer inofensivo, mas postar foto da carteirinha de vacinação nas redes sociais abre portas para várias possibilidades de crimes. Dependendo da região do país, o documento de vacinação pode conter: número do CPF, RG e número do registro no SUS e data de nascimento.

O roubo de identidade é uma das principais preocupações. Com o nome e a data de nascimento em mãos, hackers conseguem acessar contas pessoais facilmente, além de registros médicos e dados financeiros. Também torna mais fácil para alguém roubar as informações e se passar por você. Embora muita gente pense que as informações do cartão de vacinação podem ser facilmente encontradas online, colocá-las em um só lugar simplifica o processo de coleta de informações. Fora isso um criminoso também pode facilmente se passar por você em uma farmácia ou provedor de serviços de saúde – um golpe simples e verossímil que pode enganar qualquer pessoa.

  1. Nesse caso há riscos para terceiros?
    Nos casos em que o cartão também contenha informações sobre quem aplicou a vacina, como número de registro no Conselho Regional de Enfermagem e assinatura, a publicação de uma foto pode atingir mais pessoas, levando a possíveis punições previstas no Código Penal Brasileiro. Você pode até estar cometendo um ato ilícito se os criminosos usarem não apenas seus dados, mas também os da enfermeira que aplicou a vacina.
    3.Quem já postou a foto, o que fazer?
    Se o seu cartão já estiver online, a melhor coisa a fazer é simplesmente deletar a foto, junto com quaisquer outras informações pessoais que possam ter estado lá ao longo dos anos. Uma etapa adicional é fazer uma auditoria nas redes sociais e certificar-se de que conhece todos os que o estão seguindo você.
  2. Como comemorar a vacinação sem colocar em risco minhas informações e de outras pessoas?
    Pode-se tirar uma foto da própria vacinação em si. Tire uma foto do profissional de saúde inserindo a agulha (com a permissão do profissional, claro!) e compartilhe. Outra opção é tirar uma foto externa do local onde você foi vacinado para divulgar o local da vacinação e, ao mesmo tempo, comemorar.

Se você realmente deseja postar seu cartão de vacinação, oculte todas as informações pessoais cobrindo-o com o dedo. Não adianta editar a imagem no Paint ou no Photoshop, pois as edições ainda podem ser eliminadas por hackers.