76 views 2 mins

CPQD e Gávea Angels firmam parceria com foco em incentivo ao empreendedorismo e inovação

em Tecnologia
quinta-feira, 04 de fevereiro de 2021

Fomentar e apoiar iniciativas de empreendedorismo e inovação no país, em diversas áreas, com base na utilização de recursos de tecnologias de informação e comunicação (TICs). Com esse propósito, o CPQD acaba de firmar uma parceria importante com a Gávea Angels, associação de investidores-anjo com atuação em todo o território brasileiro que, atualmente, conta com 26 investidas em startups de segmentos distintos.
“Nosso objetivo é incentivar o empreendedorismo de qualidade, por meio da identificação de startups com ideias inovadoras e potencial de crescimento, com base no conceito de smart money”, afirma Xavier Boutaud, diretor conselheiro da Gávea Angels. “A parceria com o CPQD irá facilitar o acesso a conhecimentos tecnológicos e o desenvolvimento de projetos pelas startups, complementando o lado empreendedor e as competências em estratégia e gestão proporcionadas pelos associados da Gávea Angels”, acrescenta.
A parceria com a Gávea nasceu da aproximação promovida por uma startup com a qual o CPQD já vem trabalhando há cerca de dois anos: a Previsiown, que desenvolveu uma plataforma de inteligência de dados para a indústria da mobilidade. O projeto, destinado a minimizar um problema real do setor – o alto nível de recall de veículos -, foi desenvolvido em 2019, em parceria com a Unidade EMBRAPII CPQD e com a Peugeot Citroen. Em 2020, a Previsiown conheceu a Gávea Angels e fez sua primeira captação de investimentos junto à associação – recursos que estão viabilizando mais dois projetos em parceria com o CPQD.