143 views 5 mins

4 inovações na construção civil que você precisa conhecer

em Tecnologia
terça-feira, 24 de maio de 2022

A inovação no setor de empreendimentos imobiliários desempenha um papel importante para tornar a construção de edifícios mais rápida e sustentável. Não à toa, todos os anos surgem diversos de aperfeiçoamentos com o objetivo de aumentar a eficiência, a qualidade e a sustentabilidade de um projeto. Para manter uma vantagem neste espaço altamente competitivo, empresários do segmento precisam estar atentos aos novos desenvolvimentos no mundo da construção.

Pensando nisso, Bruno Fabbriani, CEO da Incorporadora BFabbriani, listou as principais inovações da construção civil que ele utiliza e que considera fundamentais para o setor. Confira:

Ferramentas para gestão de obras, como BIM – O canteiro de obras está modernizado e o gerenciamento de toda etapa do processo pode ser realizado e acompanhado em tempo real a qualquer momento pelo administrador, engenheiros e mestres de obras. O BIM, que na tradução para o português significa “Modelagem da Informação da Construção”, possibilita o desenvolvimento de modelos virtuais de obras, além de ser uma espécie de banco de dados com todas as informações do projeto.

Por meio dessa plataforma, pode-se, entre outras coisas, apontar todos os elementos construtivos utilizados, bem como os materiais, valores e outras questões relevantes sobre a construção com muito mais transparência, promovendo a redução de custos com maior controle de processos na empresa, aumentando a produtividade e reduzindo o impacto ambiental e assim potencializando a interação e o trabalho em equipe.

Projetos sustentáveis: é essencial no planejamento estrutural que o projeto elaborado seja construído pensando na conservação da água e melhor aproveitamento dos recursos naturais. Hoje, os empreendimentos precisam prever a instalação de válvulas que reduzem a pressão da água na edificação, limitadores de vazão nas torneiras e sistemas de captação de chuva, bem como a instalação de placas solares e projetos arquitetônicos que priorizam a iluminação natural e a circulação de ar;

Aplicativo de relacionamento: aplicativos de comunicação móvel projetados especificamente para o ambiente de construção, empresa e clientes, como o que foi implementado na BFabbriani. Essa inovação é essencial para que as informações possam ser compartilhadas instantaneamente com todos, proporcionando mais segurança e confiança para os envolvidos. No caso da incorporadora é possível ter acesso a experiências distintas, com informações específicas para cada tipo de público: corretor, funcionário ou cliente.

Além disso, são disponibilizados até mesmo cursos específicos de interesse do setor para os funcionários, como forma de mantê-los atualizados sobre o segmento. Outra ação relevante são as notificações reais a cada nova etapa dos projetos, o que faz com que os usuários estejam a par de todas as ações relevantes sobre o empreendimento;

Drones – O uso de drones já é comum em muitos setores e está cada vez mais sendo utilizado na construção civil. Eles são usados principalmente para monitorar canteiros de obras, fazer avaliações do local em tempo real e possibilitar um acompanhamento de obra mais específico, com imagens.

“Existem outros avanços em tecnologia que estão resultando em inovações para a construção civil. Infelizmente ainda nem todas são possíveis de serem aplicadas no Brasil. Mas estamos, a cada ano, avançando nesse sentido, visando não somente atender a demanda e aumentar a qualidade dos imóveis, mas também reduzir custos para os empresários”, comenta Fabbriani. – Fonte e outras informações: (https://bfabbriani.com.br/).