91 views 2 mins

Correios americanos partem para os veículos elétricos

em Tecnologia
segunda-feira, 01 de março de 2021

Vivaldo José Breternitz (*)

O United States Postal Service (USPS), os correios norte-americanos, tem uma frota de cerca de 140 mil vans utilizadas para a entrega de correspondência e encomendas. Para nós brasileiros, a característica mais marcante dessas vans é o volante do lado direito, para facilitar que o carteiro desça do veículo para fazer as entregas. Boa parte das vans já tem décadas de uso, consome muito combustível e seus motores estão mostrando uma tendência de pegar fogo, provavelmente em função do desgaste de seus componentes.

Agora, o USPS anuncia o vencedor de uma concorrência para construção dos substitutos de suas vans: será a Oshkosh Defense, empresa especializada na construção de veículos militares, que ganhou um contrato de US$ 482 milhões, para produzir 165 mil vans em dez anos. O aspecto dos novos veículos lembra o atual, inclusive com o volante do lado direito, mas incorporarão muita tecnologia, a partir de seus motores, que serão elétricos, obedecendo às diretrizes do governo Biden.

Ainda em termos de tecnologia, as vans deverão dispor de câmeras que darão ao motorista visão de 360º ao redor do veículo, sensores para estacionamento, sistema anticolisão, controle de tração, ar-condicionado quente e frio para o motorista – tudo isso aliado à maior capacidade e acesso ao compartimento de carga pelo interior da cabine. Essa notícia confirma a tendência de crescimento dos veículos elétricos; recente pesquisa diz que o número de elétricos a serem vendidos nos Estados Unidos em 2021 dobrará em relação a 2020.

(*) – Doutor em Ciências pela USP, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.