151 views 4 mins

Como a venda de smartphones usados pode gerar lucro?

em Tecnologia
quarta-feira, 04 de dezembro de 2019

Foto: Montar um negócio

O mercado de smartphones se reinventa a cada dia, de modo que, todos os anos, muitos consumidores, antenados nas tendências, aguardam ansiosamente o lançamento de uma nova linha ou modelo de determinada marca. Neste momento, uma questão importante que deve ser levada em consideração é o que fazer com o telefone antigo, na hora de pegar um novo?

A dúvida ainda é frequente entre a população. Apesar disso, o mercado de buyback (nome usado para produtos seminovos) não para de crescer, inclusive no universo de smartphones. Hoje em dia, muitas empresas de telefonia, consumidores no geral e o varejo como um todo viram na compra e venda de aparelhos usados uma oportunidade de negócio.

Dessa maneira, o consumidor tem diferentes formas de se desfazer daquele telefone que está guardado no fundo da gaveta. Caso ele opte por receber o valor do aparelho, é preciso buscar por uma empresa que ofereça o melhor custo/benefício pelo seu smartphone. Para facilitar na busca, e ainda para aqueles que ficam com receio de comprar online, hoje, muitas instituições possuem lojas em ambiente virtual e físico.

Além disso, é possível usar o aparelho como moeda de troca. Nesse sentido, ao optar pela venda, o consumidor consegue descontos na compra de um smartphone premium, por exemplo. Outra opção, ainda, é trocá-lo por outro mais moderno que o antigo, também usado, pagando apenas a diferença proposta pelo vendedor.

Sustentabilidade com a venda e smartphones usados
Além de obter renda com a venda de aparelhos seminovos, outro ponto positivo com essa prática – acredito que o principal – é a diminuição de resíduos eletrônicos descartados, que envolve computadores, impressoras, tablets e smartphones.

Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo Global e-Waste Monitor de 2017, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil lidera a produção de lixo eletrônico na América Latina, com 1,5 mil toneladas anualmente. O país é o sétimo maior produtor de lixo eletrônico do mundo, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos, Japão, Índia, Alemanha e Reino Unido, respectivamente.

Desta maneira, a reutilização de celulares usados é uma ótima opção para reduzir o número de descartes indevidos de eletrônicos.

Busque pelas melhores opções!
Dado os benefícios do mercado de buyback com smartphones, finalizo destacando que essa prática, mesmo ainda sendo pouco popular no Brasil, vem se expandindo e merece nossa atenção. Afinal, encontrar uma alternativa sustentável e lucrativa para o descarte de celulares não utilizados, é uma ótima opção para quem troca seu aparelho ano após ano.

Para tanto, é essencial buscar por empresas confiáveis, que visam atender o cliente de forma honesta e transparente!

(*) É CEO e co-fundador na Brused, plataforma de compra e venda de dispositivos eletrônicos, que está no mercado desde 2013 e tem como premissa: pagar o melhor preço por um aparelho usado. A companhia cresce de 30 a 40% ao ano, desde que foi fundada. Com duas lojas físicas (uma na Av. Paulista e outra no Shopping Metrô Tucuruvi), a perspectiva é abrir mais lojas físicas até 2020.