100 views 4 mins

Como a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® tem beneficiado as empresas

em Tecnologia
quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Não se assuste se você entrar na sala de reuniões e se deparar com uma pilha de blocos de montar em cima da mesa

José Goldfreind (*)

Certamente você irá participar de uma jornada de transformação guiada pela metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® materials and methodology (LSP) , uma ferramenta desenvolvida para alavancar a inovação e a criatividade, melhorar os processos de comunicação e os resultados de negócio.

Nessa jornada os participantes são guiados por perguntas e um mindset voltado para a resolução, construindo o seu próprio modelo 3D atendendo ao desafio proposto pelo facilitador. E esses modelos servem como base para a discussão em grupo, compartilhamento de conhecimento, resolução de problemas e tomada de decisão, aplicado à diversas situações incluindo o mapeamento da cadeia de valor da organização com seus processos, métodos, recursos, clientes, fornecedores, estruturas, entradas e saídas.

Pensando fora da caixa com a metodologia ao longo de nossa experiência na aplicação dessa metodologia, constatamos cada vez mais a entrega de diversos benefícios para a otimização de processos nas empresas, entre eles:

Promover o pensamento criativo
Quando uma equipe adota essa metodologia para solucionar um desafio, seus membros passam a cooperar entre si para alcançar um objetivo de negócio. Durante a dinâmica, os participantes assumem papéis diferentes de suas funções e são responsáveis por contar histórias, interagir, construir, modelar cenários, analisar, reposicionar, incluir ou tirar bricks, entre outras ações que provocam pensamentos mais abertos e criativos para solucionar problemas.

Incentivar a participação
No modelo tradicional de reunião, convocada para tomar decisões sobre um novo projeto ou relançamento de um produto, é comum que apenas 20% dos participantes consigam expor as suas opiniões. Assim, muitas contribuições, conhecimentos e ideias importantes podem ser deixadas de lado, enfraquecendo o processo de tomada de decisão. Com a metodologia 100% dos participantes expõem as suas opiniões e assumem total compromisso com o objetivo de negócio.

Apresentar capacidades
Com o uso da metodologia, os participantes começam a se conectar consigo mesmo, vasculham na memória todo o background de conhecimento e iniciam as conexões neurais para trazer soluções ao problema. A equipe faz isso por meio da construção de um modelo, usando as bricks disponibilizadas pelo facilitador. Essa é a fase de manipular com as mãos e ativar a memória. O objetivo é construir uma história carregada de valores e significados. É durante esse processo que se constrói um ambiente de conhecimento e também quando os próprios participantes se surpreendem com as suas capacidades, que muitas vezes eram desconhecidas ou estavam esquecidas.

Melhorar a comunicação
Ao final do processo, os participantes passam a se comunicar com mais eficiência, usam a imaginação para resolver problemas e ganham mais confiança, comprometimento e visão do negócio. Eles aprendem a ser mais produtivos, a tomar decisões mais assertivas e apresentam novas ideias para a melhoria de produtos, da estratégia e para a formação de equipes.

O LSP é o ponto de partida para o aprimoramento pessoal e profissional de suas equipes, permitindo que todos os participantes expressem claramente as suas opiniões, assumam um verdadeiro compromisso com a resolução de problemas e entendam claramente as ideias dos outros. Enfim, uma grande oportunidade para pensar fora da caixa e se diferenciar no mercado.

(*) É Diretor da SETEC Consulting Group.