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Cerveja em lata está se tornando um padrão

em Tecnologia
terça-feira, 11 de julho de 2023

Em 24 de janeiro de 1935 foram comercializadas as primeiras cervejas em lata.

Vivaldo José Breternitz (*)

O fato ocorreu em Richmond, no estado da Virgínia, onde a cervejaria Gottfried Krueger, em sociedade com a fabricante de latas American Can, entregou 2 mil latas de 350 mililitros a alguns consumidores escolhidos, dos quais   91% aprovaram o produto.

Desde o final do século XIX, passaram a ser fundamentais no acondicionamento e distribuição de alimentos, mas foi somente a partir de 1909 que a American Can passou a fazer experiências com latas para cerveja. Os primeiros testes foram mal sucedidos e a empresa teve de esperar até o fim da Lei Seca nos Estados Unidos antes de se lançar as novas tentativas.

Finalmente, em 1933, após muita pesquisa, a American Can desenvolveu uma lata resistente à pressão, com um revestimento interno que impedia a reação da bebida com o metal da lata.

Apesar de muitos consumidores resistirem às latas, o que aconteceu mais tarde também no Brasil, o produto foi um sucesso: em três meses, mais de 80 por cento dos distribuidores optaram pela cerveja em lata da Krueger, pela maior facilidade de manuseio e transporte, sem as costumeiras quebras de garrafas.

Rapidamente a companhia roubou um bom pedaço do mercado das “três grandes” cervejarias americanas da época – Anheuser-Busch, Pabst e Schlitz, que rapidamente reagiram e logo passaram a fabricar também cerveja em lata; já em 1935 foram vendidas cerca de 200 milhões de latas.

A popularidade do produto continuou a crescer e explodiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando as cervejarias embarcaram milhões de latas para os soldados que combatiam no exterior.

Depois da guerra, as grandes cervejarias passaram a tirar vantagem da distribuição em massa que a lata tornava possível e, com isso, consolidaram seu poder, quebrando pequenas cervejarias que até então, em conjunto, tinham forte presença no mercado, mas que não puderam controlar custos e operações tão eficazmente quanto as principais concorrentes. 

Apenas em 1971 o Brasil começou a produzir cerveja em lata – a pioneira foi a de marca Skol, fabricada na cidade paulista de Rio Claro.

Hoje em dia, a cerveja enlatada supera amplamente as embaladas nas tradicionais garrafas de vidro – no Brasil, cerca de 80% da cerveja vendida é enlatada.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.