117 views 3 mins

Pesquisa: 64% das fábricas ainda estão no início da transformação digital

em Tecnologia
quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Em um cenário marcado pela evolução tecnológica, as fábricas do mundo todo estão passando por diversas mudanças. Com a implementação de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, a Inteligência das Coisas (IoT) e automação, esses espaços industriais estão se transformando em verdadeiros centros de inovação.

Embora as empresas tenham conhecimento da importância dos investimentos em tecnologia, o setor ainda não está preparado, é o que indica uma pesquisa realizada pela consultoria PwC, envolvendo 700 indústrias em 2022, que apontou que apenas 10% haviam completado a transformação digital de suas fábricas, e 64% ainda estavam no início do processo.

Essas tecnologias permitem a execução precisa de tarefas complexas, enquanto a interconexão entre dispositivos e máquinas, viabilizada pela IoT, possibilita a coleta em tempo real e a análise de dados para melhorar a eficiência. A produção é otimizada, os produtos são personalizados conforme a demanda e os padrões de mercado, resultando em uma produção mais ágil e alinhada às necessidades.

As fábricas do futuro, impulsionadas pela tecnologia, não apenas transformam processos, mas também criam um terreno fértil para o surgimento de soluções revolucionárias. Segundo o estudo Tecnologia e Inovação 2023, da Unctad, as transformações das indústrias e da cadeia de suprimentos envolvem cerca de 17 inovações, que juntas já representam hoje o mercado global de US$ 1,5 trilhão, com perspectiva de chegar a US$ 9,5 trilhões até 2030.

A automação tem sido a pedra angular dessa transformação, agilizando processos, otimizando a produção e reduzindo custos. Robôs colaborativos e sistemas inteligentes estão sendo integrados aos processos de fabricação, permitindo a execução de tarefas complexas com precisão e eficiência. ‘’A revolução tecnológica está transformando não apenas as fábricas, mas a própria essência da indústria, criando um novo capítulo na história da produção’’, afirma Vander Ducatti, diretor comercial da PR2.

“Sempre apostamos na tecnologia como o centro da mudança e dos avanços no setor industrial, produzindo desde máquinas de corte a laser avançadas até robôs colaborativos. Temos oferecido para o mercado soluções da indústria 4.0, com equipamentos inteligentes e integrados às tecnologias digitais”, explica Ducatti.

A sinergia entre as tecnologias está forjando uma nova fase para a indústria, servindo como catalisadora da inovação, na qual a eficiência e a precisão na produção são aprimoradas. Essa mudança no setor não apenas aumenta a produtividade, mas também abre caminho para um novo momento na indústria, onde as fábricas se tornam laboratórios de inovação contínua. – Fonte e outras informações: (https://pr2.com.br/).