93 views 4 mins

Cabo submarino acelera a transformação digital na América Latina

em Tecnologia
terça-feira, 08 de junho de 2021

A GlobeNet, provedora por atacado e líder no mercado latino-americano de telecomunicações, anuncia que já ativou os seus primeiros clientes da Argentina, do Brasil, da Colômbia e dos Estados Unidos, para que possam utilizar o novo cabo submarino Malbec e aproveitar a grande capacidade, alta disponibilidade e as baixas latências oferecidas por esse sistema.

O Malbec conecta as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires e inclui a opção de uma futura conexão com Porto Alegre, no sul do Brasil. Esse novo sistema, que inclui novas estações de aterrissagem totalmente independentes dos sistemas existentes, utiliza a mais recente tecnologia de cabo submarino e transmissão de dados, permitindo a oferta de serviços de transporte de 400Gbps entre a Argentina e o restante do continente.

A capacidade inicial disponível do sistema Malbec é de 108 Tbps. O cabo submarino conta com uma extensão de 2.600 km que se junta à rede existente da GlobeNet, atingindo o total de 26.000 km, conectando as principais cidades da Argentina, Bermudas, Brasil, Colômbia, Venezuela e os Estados Unidos

O Malbec também inclui uma nova rota submarina entre o Rio de Janeiro e São Paulo, que melhora a disponibilidade dos serviços de transporte e trânsito IP entre essas cidades e oferece um caminho alternativo para as conexões terrestres existentes. Essa nova rota submarina passa a ser 100% redundante por meio da sua integração com o sistema GlobeNet.

Também permite conectar os pontos de presença (POPs) existentes em Miami e Nova York, diretamente com os novos pontos de presença da GlobeNet, em São Paulo e em Buenos Aires, que usam rotas terrestres redundantes na conexão com as novas estações de aterrissagem em Praia Grande e Las Toninas, respectivamente.

Com acesso direto aos maiores conteúdos da internet e aos principais pontos de troca de tráfego do mundo para ISPs, Carriers e OTTs na América Latina, o cabo submarino Malbec também habilita o acesso de empresas de todo o mundo para que se conectem com os provedores de acesso à internet presentes na Argentina.

O CTO da GlobeNet, Philippe Perrier comenta que “com suas ligações diretas a Las Toninas, na Argentina, o novo sistema Malbec efetivamente dobra a capacidade total disponível entre este país e o Brasil”.

O Malbec está alinhado a quatro pilares fundamentais, que atendem asdemandas atuais e futuras do mercado de Internet:

• Maior capacidade
• Independência em relação a outras rotas submarinas existentes
• Resiliência para suportar serviços de missão crítica
• Redução da latência entre a Argentina e o resto do mundo para melhorar a experiência de usuários de Internet”.

O projeto conta com vários prêmios ao redor do mundo, como: Best Subsea Innovation e Best Americas Project, outorgados em 2020 pela Capacity Media. – Fonte e outras informações: (https://globenet.com/pt/).